Câmpus Santa Cruz promove palestra sobre “Respeito, Liberdade e Crime”

O Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu na manhã de hoje (16), a palestra “Respeito, Liberdade e Crime”. A promotora de justiça Lorena Almeida Barcelos Albuquerque, abordou o tema destacando a liberdade de expressão e seus limites. “Como todos os outros direitos, a liberdade de expressão não é absoluta. Ela é limitada por outras garantias constitucionais, incluindo a dignidade da pessoa humana”, explicou Lorena. A promotora ressaltou que a liberdade de expressão não pode violar os direitos de outras pessoas, configurando-se, assim, como crime.

A palestra foi um pedido do Conselho Administrativo (Cadcam) do Câmpus Santa Cruz, diante de questões enfrentadas recentemente pela universidade. “Nós pautamos eventos recentes ocorridos no nosso câmpus, e tomamos medidas administrativas. Esta palestra é uma frente de combate e conscientização sobre os limites das liberdades individuais e o respeito ao outro”, explicou a diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli Machado.

Direcionada principalmente aos alunos de graduação, o objetivo da palestra foi promover reflexão e sensibilização sobre a convivência com a diversidade e a preservação das liberdades individuais. “Nós temos que ter autonomia em nossas opiniões e ideias, mas isso não pode ultrapassar o limite em que outras pessoas se sintam mal ou sofram algum risco”, comentou o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

Durante a fala, a promotora enfatizou a importância da conscientização e da discussão sobre a temática. “Acredito que a principal medida (para promover uma cultura de respeito) é essa que a universidade está tomando de conscientização e de discussão. Quanto mais conhecimento e troca de ideias, mais fácil é conscientizar as pessoas”, afirmou. Para a promotora, eventos como esse são fundamentais para aproximar o sistema jurídico da sociedade, promovendo debates e disseminando conhecimento.

Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante – Preocupada em dar suporte aos acadêmicos, a Unicentro instituiu, em junho deste ano, a Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante. O trabalho, antes realizado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, é voltado ao suporte aos alunos, à promoção da inclusão universitária e à saúde física e mental da comunidade acadêmica.

“Nós sabemos que há situações relacionadas ao aspecto de saúde mental e de conscientização, e há outras que são crimes e que precisam ser resolvidas pela  polícia. No entanto, queremos divulgar que nós temos uma estrutura de psicólogos, psicopedagogos, pedagogos e assistentes sociais, que qualquer estudante, docente ou  agente universitário, que precisar de alguma orientação, pode e deve procurar a nossa Pró-Reitoria”, reforça o vice-reitor.

Atendimentos – Entre 2020 e 2024, foram realizados mais de 5,8 mil atendimentos de Psicologia e aproximadamente 2,2 mil atendimentos de Serviço Social. O Programa de Assistência à Saúde, que disponibiliza atendimento médico nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, e de técnico de enfermagem, nos três câmpus, já realizou mais de 350 consultas médicas e mais de dois mil atendimentos de enfermagem.

Diversidade nos fortalece, o respeito nos une – Na palestra, a Unicentro deu início a campanha “Diversidade nos fortalece, o respeito nos une”. Criada pela Diretoria de Comunicação Institucional, a pedido da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante, a ação tem o intuito de disseminar o respeito à diversidade em toda a instituição, com materiais educativos de conscientização.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos no evento no Banco de Imagens.