Reitoria da Unicentro empossa novos professores de Medicina no Câmpus Cedeteg

Na última quinta-feira (4), o Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebrou a posse de cinco novos professores em uma cerimônia realizada no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava. Aprovados em concurso público, os novos docentes efetivos atuarão em áreas importantes como ginecologia, medicina familiar, ortopedia e sistema digestório.
O evento marcou um importante momento para a contínua estruturação do curso e contou com a presença massiva da comunidade acadêmica, autoridades da instituição, do município de Guarapuava e do governo estadual.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, prestigiou o evento, reforçou o apoio do governo estadual à educação superior e o desejo da consolidação do curso entre os melhores. “A consolidação deste curso é um sonho, não só da sociedade de Guarapuava, mas de toda região. Apesar das dificuldades, nós estamos aqui construindo um curso de Medicina de excelência, pela qualidade do corpo docente e pelo comprometimento dos estudantes que não desistiram, que acreditaram e continuam acreditando. Que o nosso curso de Medicina continue nos orgulhando, que os nossos estudantes que estão entrando agora enfrentem menos dificuldades que os pioneiros, o que é natural, mas que não percamos a gana, o brilho no olho e o desejo de construir aqui o melhor curso de Medicina do país,” disse o secretário.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, agradeceu o apoio do Governo do Estado, representado pelo secretário Aldo, e do município, representado pelo vice-prefeito Samuel Ribas, e deu as boas-vindas aos novos docentes. “A posse desses cinco professores representa muito para a nossa universidade e para o nosso curso. Esse curso que os estudantes não tem medido esforços, estão aqui e sairão médicos muito comprometidos com a saúde da nossa população. Parabéns aos cinco novos professores do nosso Departamento de Medicina, professores efetivos, que fazem parte dessa grande família que é a nossa Unicentro”, afirmou o reitor.

O professor André Luís Ribas de Abreu, um dos empossados, destacou a relevância da Unicentro e o desenvolvimento que o curso vem conquistando. “A Unicentro é uma locomotiva para nossa região, há tantos anos vem trazendo o desenvolvimento, não somente acadêmico e científico, como o desenvolvimento social, econômico e cultural. Como guarapuavano que sou, pude presenciar a longa batalha que foi pela constituição do curso de Medicina em Guarapuava. A gente tem muito a agradecer pelo desenvolvimento, por toda estrutura que a gente tem conseguido para o curso. Ainda falta muito, sempre vai faltar, sempre a gente vai poder melhorar, mas a gente percebe que é uma crescente, que a gente vem melhorando cada vez mais”, declarou.

O chefe do Departamento de Medicina, professor Abrão José Melhem Junior, em discurso emocionado, rememorou a trajetória de dez anos na construção e implantação do curso de Medicina na universidade e ressaltou o impacto positivo da chegada dos novos docentes. “O Departamento de Medicina acolhe com muita alegria esses cinco novos professores prometendo-lhes muito trabalho. O médico quando resolve se tornar professor é aquele que, não satisfeito em cuidar das pessoas no seu dia a dia, decide ajudar os futuros médicos a aprender a cuidar de pessoas, ampliando assim sobremaneira o alcance dos seus conhecimentos. Certamente, cada um de vocês tem um sonho em comum comigo e com os nossos colegas, que os médicos aqui formados possam fazer a diferença no nosso município, na nossa região, no estado e no país” disse Abrão.

Assinatura do termo de execução descentralizada

O evento de posse não apenas celebrou a chegada dos novos docentes, mas também foi marcado pela assinatura de um termo de execução descentralizada entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a universidade. O termo executa a descentralização de créditos orçamentários no valor de pouco mais de R$ 17,5 milhões e tem por finalidade o financiamento do projeto intitulado “Programa de Apoio à Infraestrutura das IEES – Unicentro”, para promover a melhoria da infraestrutura física e concluir obras paralisadas dos câmpus da Unicentro. “É reflexo de um trabalho comprometido e sério que as Seti tem feito e vamos continuar melhorando a nossa estrutura, a nossa universidade e, principalmente, continuar com o melhor que é o capital humano, que são as pessoas”, celebrou o reitor Fábio.

Por Giovani Ciquelero