PET História lança Revista Historiciza

PET História lança Revista Historiciza

O miniauditório do Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi palco da cerimônia de lançamento da Revista Historiciza,  realizada na quinta-feira (4). A publicação é idealizada e produzida pelo PET História, sob coordenação da professora Márcia Tembil. 

A primeira edição da revista reúne um dossiê especial dedicado à temática da História e Cultura da Alimentação, e convida o público a conhecer as  pesquisas desenvolvidas pelos petianos. “Essa primeira edição da Revista Historiciza é fruto de um trabalho que o PET fez junto com a Universidade da Terceira Idade (Unati), nessa perspectiva de pensar as memórias, as representações que esse grupo tinha em torno da alimentação”, explica a professora Márcia. 

A revista é fruto do projeto “Memórias de Outrora: velhice, memórias e sociabilidade”, coordenado pela professora Márcia e tem como objetivo divulgar  produções acadêmicas de toda a comunidade universitária, com foco em temas históricos. Na publicação de lançamento, um dos artigos foi escrito pela acadêmica Lediane Baldin e é voltado à observação das mudanças regionais e culturais relacionadas à alimentação. “Acompanhamos uma participante da Unati que era do Nordeste e estava aqui no Paraná. Observamos como muda a forma de preparo de um alimento para outro, os alimentos que eram mais consumidos no dia a dia. Na região dela, por exemplo, se consome mais cuscuz e, aqui, o arroz com feijão”, compartilha a acadêmica. 

A publicação será bianual e disponibilizada de forma impressa e gratuita. Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, que acompanhou o lançamento do periódico, a Revista Historiciza reforça o trabalho desenvolvido na universidade em prol da disseminação de conhecimento a toda comunidade. “Os grupos PET são muito importantes para a universidade em todas as áreas, do estudo, do conhecimento e pesquisa. É muito valoroso quando você tem um produto do seu trabalho e esse livro é um produto do trabalho e das pesquisas desenvolvidas. Isso, com certeza demonstra a qualidade, a efetividade e o resultado do que os PETs estão realizando na faculdade”, destaca. 

 

Por Yandry Pereira, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens

Deixe um comentário