Unicentro recebe comitiva da Universidade Provincial de Kyoto para estreitar laços e futuras parcerias

Nesta quarta-feira (3), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve a honra de receber a visita de uma comitiva da Universidade Provincial de Kyoto (KPU), em um encontro marcado pelo intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento de laços acadêmicos. O evento teve como foco principal a formalização de futuras parcerias, prometendo avanços significativos para ambas as instituições.

“Esses pesquisadores estão vindo ao Brasil devido a uma missão que a Fundação Araucária organizou no ano passado, com professores da Unioeste para visitar o Japão e uma das universidades que eles visitaram foi a Universidade da Prefeitura de Kyoto. Como tinha professores da Unioeste que trabalhavam com temáticas de interesse da universidade lá e de nosso interesse, a Fundação Araucária organizou uma vinda desses professores. A gente está fazendo seminários para conhecer o que eles têm e eles conhecerem o que a gente tem para verificar possíveis parcerias”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Paulo Roberto da Silva.

O professor Paulo Roberto também destacou a importância da visita para a comunidade acadêmica local. “Esse contato inicial é fundamental para a pesquisa científica, tanto pode beneficiar a nós com tecnologias, nós também temos tecnologias que eles podem utilizar, e juntar a expertise para que a pesquisa avance de forma mais rápida”, afirma.

Durante a visita, foram realizadas reuniões e apresentações de projetos em andamento, tanto na Unicentro quanto na Universidade Provincial de Kyoto. A comitiva de Kyoto teve a oportunidade de conhecer melhor a Unicentro, incluindo laboratórios, projetos e pesquisas, onde puderam ver de perto o trabalho que vem sendo realizado.

A vice-reitora da Universidade Provincial de Kyoto, Michiyo Yamaguchi, que trabalha com o ensino de línguas na Ásia, especificamente da língua inglesa no Japão, se reuniu com professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro. Já o professor André Cruz, brasileiro radicado no Japão há mais de duas décadas, que trabalha com soluções para a agricultura baseadas na natureza, conheceu os laboratórios do Câmpus Cedeteg e do Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), na Cidade dos Lagos.

“Eu trabalho na faculdade de ciências da vida e ambientais e, na minha área de pesquisa, a palavra-chave seria ‘solos’, na área de agronomia. Para os japoneses é interessante investir nessa parceria aqui, porque o Brasil é o celeiro mundial de produção de alimentos e, ao mesmo tempo, o Japão é um país produtor de tecnologia, é o que ele exporta, é a ferramenta que eles têm, é como se fosse uma mão lavando a outra”, declarou o pesquisador e vice-presidente da assessoria internacional da Universidade Provincial de Kyoto, André Freire Cruz.

André também expressou grande entusiasmo com a visita. “Eu achei essa visita produtivíssima, fantástica essa visita aqui no Ipec e eu espero que, a partir de agora, possamos desenvolver também, não somente com as universidades, mas colaborações com eles aqui. No meu ponto de vista, são parcerias que no final das contas todos saem ganhando”.

Ao receber a vice-reitora Michiyo Yamaguchi, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da colaboração internacional no avanço do conhecimento e enfatizou a importância estratégica dessas futuras parcerias. “Para a Unicentro é uma honra muito grande receber a vice-reitora de Kyoto, esperamos que esse seja um dia de muito trabalho, de muito conhecimento e esperamos que ao final tenhamos algumas parcerias. A nossa Unicentro, os nossos programas de pós-graduação, a nossa graduação estão de portas abertas para convênios e, principalmente, para intercâmbios entre pesquisadores e estudantes”, disse.

Programa Ganhando o Mundo da Ciência – O programa envolve sete países é gerido pela Fundação Araucária, entidade vinculada à Seti, que é responsável pelo apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. A instituição será responsável tanto pela seleção dos alunos, como pelo contato com as universidades estrangeiras. O primeiro acordo foi firmado com a Universidade de Alberta no Canadá, com a mobilidade em todos os níveis, e a Kyoto Prefectural University é a segunda. Essa mobilidade acadêmica vai ocorrer a partir de 2025 com a abertura das inscrições em setembro deste ano.

Por Giovani Ciquelero