Reitoria da Unicentro repassa equipamentos doados pela Receita Federal aos setores

Nesta terça-feira (02), a reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fez a entrega de novos equipamentos doados pela Receita Federal do Brasil, para setores dos Câmpus Santa Cruz e de Irati.

Durante a entrega, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressaltou a importância dos equipamentos doados para melhorias das atividades na instituição. “Estamos entregando alguns equipamentos para a Coorti (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) e para  a Coorc (Coordenadoria de Comunicação Social), que recebemos a partir de uma parceria com a Receita Federal do Brasil. Essas doações são muito bem-vindas para a nossa universidade, pois são materiais de qualidade que vão auxiliar nossos setores e nossos cursos”, comenta Hernandes.

No total, os equipamentos doados somam aproximadamente R$ 200 mil. Segundo Fábio, uma figura importante e responsável pela intermediação das doações é Vitor Hugo Zanette, ex-reitor da Unicentro. Ele também destacou que a parceria com a Receita Federal não é recente e já trouxe outros benefícios significativos para a universidade. “É uma via de mão dupla. Do lado de cá, nós temos um projeto já de longa data, em que auxiliamos a Receita com a destruição de bebidas alcoólicas, transformando-as em álcool gel”, afirma o reitor, enfatizando a troca mútua entre as instituições.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, reforçou a importância de manter a instituição atualizada tecnologicamente. “A universidade está em constante transformação e crescimento, principalmente na área de comunicação e informática, em que os equipamentos se tornam obsoletos rapidamente. A ajuda da Receita Federal com essas doações facilita e melhora nossa atividade diária”, afirma. O vice-reitor ressaltou, ainda, que os equipamentos recebidos são de extrema qualidade e vão aprimorar ainda mais o trabalho realizado na universidade.

Avanços na comunicação social –  O coordenador de Comunicação Social da Unicentro, Danny Jessé Nascimento, destacou o impacto positivo dos novos equipamentos para o setor. “A chegada desses materiais, incluindo câmeras digitais que filmam em 4K, um drone de qualidade cinematográfica, mesas de corte profissionais e microfones de lapela, melhora a qualidade do nosso trabalho e nos permite produzir conteúdos ainda melhores”, explica. Nascimento também mencionou que, sem essa parceria, a aquisição de tais equipamentos seria um processo demorado e custoso devido às burocracias inerentes aos órgãos públicos. “Essa parceria com a Receita é uma forma de receber equipamentos que talvez não teríamos condições de adquirir tão rapidamente de outra forma”, complementa.

Melhoria na infraestrutura de TI – O coordenador de Tecnologia da Informação, Edson Gardin, mencionou os benefícios para a infraestrutura de TI da universidade. “Recebemos diversas ferramentas de manutenção para a rede e hardware, além de switches e outros acessórios que utilizamos para testes de fibra. Esses equipamentos são necessários e muitas vezes difíceis de adquirir de forma rápida devido às burocracias de aquisição”, destaca. Gardin também enfatizou que os equipamentos serão divididos entre os diferentes câmpus da Unicentro, garantindo que todos tenham acesso a uma estrutura semelhante. “Essa doação contribui bastante para o dia a dia da universidade, beneficiando indiretamente toda a comunidade universitária”, pontua.

Já o  Câmpus de Irati recebeu ferramentas de construção. Equipamentos que, segundo diretor do câmpus, Ronaldo Ferreira Maganhotto, são essenciais para complementar o acervo da unidade universitária e auxiliar na manutenção do dia a dia. “Isso é bacana porque nos ajuda, justamente, nas atividades cotidianas. São algumas ferramentas que nos ajudam na manutenção dos nossos móveis, na manutenção das nossas questões decorativas para eventos, e de manutenção e construção mesmo. Uma série de coisas que aliviam o nosso custeio”, conclui.