Projeto de extensão do Departamento de Enfermagem da Unicentro completa dois anos com ótimos resultados

O AtivaProsseg, projeto de extensão promovido pelo Departamento de Enfermagem da Unicentro e que tem por objetivo auxiliar na promoção da saúde sexual e na identificação de doenças sexualmente transmissíveis, completou dois anos em 2024. Coordenado pela professora Kátia Pereira Borba, chefe do Departamento de Enfermagem, o projeto iniciou em maio de 2022 e conta com uma equipe de 11 estudantes de enfermagem e nove professores que realizam ações preventivas e educativas, tanto na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro quanto fora dela. “O projeto surgiu de uma necessidade de atender uma perspectiva do Ministério da Saúde de promover o diagnóstico precoce e a redução de mortes e casos novos de infecções e doenças sexualmente transmissíveis em Guarapuava e região”, explica a coordenadora do projeto, professora Kátia Pereira Borba.

Ações do projeto

Ao longo desses anos, as ações educativas realizadas pelo AtivaProsseg alcançaram um público de aproximadamente 1.590 estudantes, com 53 palestras em escolas de Educação Básica. Outras 875 pessoas foram alcançadas através de sete lives educativas no canal do YouTube da Unicentro, abordando temas como risco, vulnerabilidade e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/Aids. Além disso, foram realizadas ações também nos Câmpus Santa Cruz e Irati da Unicentro, unidades hospitalares e em unidades prisionais.

Como ações preventivas do projeto, foram realizados mais de 5 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, acompanhados de mais de 2.500 aconselhamentos pré e pós-teste. Além da distribuição de mais de 7.500 preservativos. “Foram atendidas 1100 pessoas privadas de liberdade, 500 estudantes e 60 pessoas da comunidade acadêmica da Unicentro, 842 pessoas do público geral”, afirma a professora Kátia.

Resultados

Foram diagnosticados, notificados e encaminhados para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Guarapuava, 75 casos de sífilis, quatro casos de HIV, cinco casos de hepatite B e cinco casos de Hepatite C para exames de confirmação laboratorial e tratamento. O diagnóstico das doenças e encaminhamento para tratamento é um dos principais objetivos do programa, tendo portanto com esses diagnósticos um ótimo resultado.

Para a professora Kátia Pereira Borba, o AtivaProsseg foi um sucesso. “Estou muito satisfeita com a realização do projeto, ele teve muito sucesso e superou o objetivo inicial. Ele propiciou o enriquecimento da formação acadêmica dos alunos do curso de Enfermagem e também dos outros cursos da área da saúde que participaram junto do projeto. Também pudemos difundir conhecimento e gerar dados que se tornaram pesquisas e trabalhos acadêmicos”, relata a coordenadora.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero