Reitoria da Unicentro participa de Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial do Paraná

A Reitoria da Unicentro participou, na última quinta-feira (27), do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, realizado no Cilla Tech Park, em Guarapuava. O evento reuniu líderes locais, sociedade civil, empresários e acadêmicos para discutir instrumentos e programas públicos voltados ao desenvolvimento regional. Esta foi a última das cinco etapas do fórum, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) teve uma participação destacada nos fóruns, expondo diversas iniciativas que podem atender municípios interessados em estimular o desenvolvimento regional. O secretário de Estado da Seti em exercício, Jamil Abdanur Júnior, destacou a importância da contribuição das universidades estaduais. “As nossas universidades possuem talvez o maior capital intelectual disponível e a serviço da sociedade. Nós estamos colocando as nossas sete universidades à disposição desses municípios, por intermédio de programas que são mantidos pela nossa secretaria, para que eles possam se valer dessas expertises, dos resultados de pesquisa, demandar estudos para as nossas instituições, para os nossos pesquisadores, e mostrar os caminhos que podem ser percorridos para que eles tenham acesso a todo esse capital intelectual e todos os ativos tecnológicos do estado do Paraná”, afirmou Jamil.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressaltou a importância da participação da universidade em eventos como este. “Nós sabemos que desenvolvimento e geração de renda passam pelo conhecimento, pela educação, então essa união vai trazer muitos frutos, assim como já tem feito. As universidades são indispensáveis para o desenvolvimento de um território, de uma região, de um país, porque na universidade se traz a pesquisa, se passa o conhecimento e também se tem a extensão universitária, que é o elo entre a academia e a comunidade, a sociedade e o poder público. As universidades são fundamentais para fazer o levantamento das demandas e, junto com a comunidade, buscar a solução para esses problemas.”, declarou o reitor.

Já o vice-reitor, professor Ademir Fanfa Ribas, ressaltou a relevância do intercâmbio de conhecimentos e experiências proporcionado pelo evento. “A Unicentro sempre teve uma boa parceria com prefeituras, com empresários, com as entidades sociais da nossa região. Claro que este evento fortalece essa parceria e entendemos que essa rede de conexões vai aprimorar, ainda mais, essa sinergia. Com certeza, todos os projetos que a universidade desenvolve tem buscado um impacto de desenvolvimento e, participando desses eventos, a gente entende que nós vamos conseguir construir uma região ainda melhor do que nós já temos aqui ”, disse.

Programas e projetos

Entre os vários programas à disposição da sociedade, destacam-se as Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), instaladas nas sete universidades estaduais, e o Projetek, que são escritórios de projetos executivos de engenharia e arquitetura para atender cidades pequenas nas áreas de abrangência das universidades estaduais. “Além de vários projetos que a gente tem na área da saúde, de atendimento à população, nós temos projetos inovadores e que estão sendo, muitos deles, desenvolvidos em redes, como os projetos da Ageuni e os projetos do Projetek. Por exemplo, o nosso Projetek aqui está projetando um modelo de creches e de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) que será replicado em todo o estado do Paraná, então isso mostra que o trabalho em rede é indispensável e essencial para se pensar no desenvolvimento como um todo”, destaca o reitor Fábio.

Além disso, foram apresentados o Paraná Empreende Mais, que qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o Estado, e o programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado – Prime, que transforma pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a sociedade.

“Toda atividade que envolve desenvolvimento regional, social, geração de renda, de emprego, de apoio às pessoas tem um grau de importância muito relevante para nossa universidade. E a Unicentro está participando em todas as áreas, em tudo que é chamada, em todos os movimentos dentro da sociedade civil organizada, nas ações que serão realizadas para o bem da população. A universidade tem pessoas competentes, qualificadas, tendendo seu quadro de professores, seu quadro de agentes universitários, tem estudantes de graduação, de pós-graduação, que podem colaborar e colaboram nesses eventos”, enfatiza o vice-reitor Ademir.

O reitor da Unicentro reforça o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional alinhado às necessidades da comunidade e faz um convite a todos. “A Unicentro está de portas abertas, os projetos são em todas as áreas do conhecimento, nas engenharias, na saúde, na tecnologia, nas ciências humanas, nas agrárias, nas ambientais, são muitos os projetos que nós temos. Nós convidamos todos os nossos prefeitos, empresários, todas as lideranças da nossa região que conheçam a nossa universidade, com certeza lá teremos muitos projetos que virão ao encontro das demandas da nossa comunidade”, afirma.

Por Giovani Ciquelero

Fotos: Ana Laura Becker