Oficina de práticas circenses está com vagas abertas para crianças e adolescentes em Irati

O nome oficial do espaço é Laboratório de Práticas Corporais (Laprac), mas talvez a gente possa chamá-lo também de picadeiro. É no pavilhão localizado no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) que o projeto de extensão “Circo em Contextos” desenvolve as suas atividades. Uma delas, a oficina de práticas circenses está com vagas abertas para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. São ofertadas duas turmas, uma às segundas e outra às quartas, ambas às 18h. Para participar, basta vir até o Laprac no horário das oficinas ou entrar em contato pelo e-mail circoemcontextos@gmail.com. A inscrição é gratuita.

Como detalha a coordenadora do projeto, professora Gláucia Kronbauer, diversas práticas corporais são abordadas ao longo das aulas, que tem o apoio de alunos do curso de Educação Física da Unicentro. “A gente trabalha com acrobacia aérea em tecido e em trapézio, acrobacias de solo, tanto individuais quanto coletivas, malabares, atividades de equilíbrio, jogos expressivos e rítmicos”, exemplifica a docente.

Com o suporte dos acadêmicos de Educação Física, as oficinas trabalham com diferentes práticas corporais (Foto: Coorc)

O objetivo é sempre movimentar o corpo. Tanto que, nesta semana, os movimentos se transformaram em moeda de troca na festa junina da oficina. “Eles recebem dinheirinhos com movimentos impressos. Depois de executá-los, eles podem trocar o dinheiro pelas brincadeiras da pescaria, da boca do palhaço, pelo cachorro-quente, pelo doce, enfim, eles podem então comprar os produtos da festa”, explica Gláucia.

Valentina Ribeiro Prado Ogg, de 8 anos, faz a oficina desde o ano passado e não esconde o entusiasmo pelas atividades. “A minha mãe dava aula aqui [na Unicentro] e eu pensei ‘vou falar com ela pra eu entrar’. E ela falou ‘é bom pra você’. Desde então eu tô gostando muito, muito mesmo”, conta.

Já Sarah Chiqueto Solda, de 11 anos, entrou no projeto ainda em 2019. No entanto, por causa da pandemia da Covid-19, só pode retornar em 2023. Ela conta que pretende ficar na oficina o máximo que puder. “Até o prazo da idade acabar. Eu gosto que tem muita coisa diferente. Eu gosto de ir nos trapézios e nos tecidos. Agora é mais fácil, mas no começo também tinha medo”, relata.

Tem quem veio pela primeira vez nesta semana, como os irmãos Matheus e Miguel, com 5 e 7 anos respectivamente. A mãe deles, Graciele Dalazoana, comenta que é um momento especial trazer os filhos para participar de um projeto na Unicentro, universidade na qual ela se formou em Educação Física. “Eu sou da turma de 2005, então era o nosso sonho ver a Unicentro do jeito que está agora. Hoje estou retornando para cá com eles, para que eles façam parte desse projeto. Então é um grande prazer retornar para um lugar que já foi a minha casa”, ressalta Graciele.

Visitas de escolas e formação de professores

Além das oficinas, o Circo em Contextos recebe visitas de escolas da região na Unicentro. O agendamento também pode ser feito pelo e-mail circoemcontextos@gmail.com, conforme disponibilidade.

Outra vertente do projeto que retornou neste ano é a de formação de professores. Nesse caso, o curso é ofertado em parceria com as secretarias municipais de educação, sendo que para isso o contato pode ser feito tanto pela universidade quanto pelas próprias prefeituras.

“Oferecemos essa formação no sentido que essas atividades comecem a ser incorporadas nas escolas, na educação infantil, nas aulas de educação física. A nossa ideia é que elas se disseminem, que não fiquem só aqui na universidade. A proposta é que os professores também aprendam como ensinar essas atividades na escola e ao mesmo tempo se reconheçam como um pouco artistas nesse cenário circense”, ressalta a professora Gláucia.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.