Processo de seleção para o Programa Multi-institucional de Fomento à Cidadania está com inscrições abertas

As inscrições para o processo seletivo de estudantes para a formação e atuação no Programa Multi-institucional de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social nas Universidades Estaduais do Paraná estão abertas. “Nós vamos selecionar 20 alunos, preferencialmente dos cursos de sociais aplicadas. Então, vamos fazer uma capacitação e após isso, os selecionados farão avaliações dos Portais da Transparência Pública de todos os 399 municípios do Paraná”, explica o diretor do Sesa, em Guarapuava, e coordenador do programa na Unicentro, professor Marcos de Castro.

O programa engloba as sete universidades estaduais do Paraná e abrange, ao todo, 140 participantes selecionados. A iniciativa possibilita a realização de projetos multi-institucionais voltados à promoção da cidadania com o uso de ferramentas de transparência pública e controle social junto a cursos universitários, com prioridade aos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas. “O programa tem dois focos.  O primeiro deles é o fomento à cidadania, ou seja, produzir conhecimento sobre os portais de transparência, para conferir se eles estão atendendo ou não aos requisitos da legislação. No segundo momento, o foco é produzir conhecimento para que o cidadão possa criar o hábito de acessar os portais de transparência, além de avaliar o desempenho dos entes públicos, em termos de resultados, que cada uma dessas instituições entrega para a sociedade”, comenta Marcos.

As inscrições seguem até o dia 7 de julho e devem ser realizadas exclusivamente via Protocolo Digital. Para se inscrever, é necessário ser acadêmico, preferencialmente dos cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Serviço Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Além disso, é preciso preencher as informações solicitadas na página de inscrição e enviar a documentação necessária contida no edital de abertura. O programa ainda contará com certificação de 40 horas de atividades extensionistas.

Outras informações sobre a vaga, as atribuições ou outras dúvidas estão disponíveis no edital de seleção ou diretamente no Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa/G), pelo telefone (42) 3621-1072 ou pelo endereço eletrônico unicentrosesag@gmail.com

Realização – O  Programa Multi-institucional de Fomento à Cidadania é desenvolvido pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro (Sesa/G), em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), por meio da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMPPR), o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária (CAOPPPOT) e o Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx).

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.