Departamento de Medicina Veterinária organiza 7º Ciclo de Palestras sobre Extensão Rural
Na última sexta-feira (21), o Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro realizou o 7º Ciclo de Palestras sobre Extensão Rural, um evento que reuniu palestras de especialistas e abordou diversas temáticas cruciais para o agronegócio. Realizado na sede do Sindicato Rural de Guarapuava, o encontro contou com a participação de estudantes, profissionais do setor e produtores rurais da região.
A programação começou com a palestra “Cenário Econômico e Perspectivas do Agronegócio”, ministrada por Norberto Ortigara, secretário da Fazenda do Paraná. Ortigara apresentou uma análise detalhada das tendências econômicas e das oportunidades para o setor agropecuário e da importância de seguir se atualizando e estudando. “O ritmo da vida moderna tem uma velocidade inimaginável há pouco tempo atrás e se a gente não dedicar um tempo a compreender esse movimento, aprender, se apropriar dele, a gente vai ficando um profissional um pouco de lado. Então é um alerta que a gente faz aos estudantes que não deixem de estudar. Dedique um tempo, seja fazendo mestrado, fazendo doutorado, fazendo qualquer coisa que possa encorpar mais o conhecimento básico tido, buscando renovar o conhecimento para que se tornem profissionais qualificados, atuando com o produtor rural, atuando de empresas, dando aula, atuando na pesquisa, na experimentação agrícola, enfim, em qualquer campo da vida”, afirmou
O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, parabenizou os estudantes, responsáveis por toda a organização, e ressaltou a importância do ciclo de palestras para a comunidade acadêmica e os profissionais do setor. “Para nós é uma honra ver atividades como essa em uma universidade. Às vezes imagina-se que nós ficamos em sala de aula, entre quatro paredes, discutindo conceitos, teorias, técnicas, regras, normas, fazemos isso também, mas essas ações fora da sala de aula que contribuem muito com a qualidade de ensino dos nossos estudantes. Esse é um exemplo claro de extensão, através de parcerias como a do Sindicato Rural, os estudantes fizeram tudo, desde procurar os palestrantes, organizar os compromissos da agenda, pedir os patrocínios e tenho certeza que fizeram as melhores escolhas”, declarou Ademir.
Por Giovani Ciquelero