Unicentro firma convênio com a Universidad Autónoma San Sebastián

Como mais uma medida para fortalecer as ações de internacionalização, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) assinou, nesta quarta-feira (19), um convênio com a Universidad Autónoma San Sebastián (U.A.S.S.), do Paraguai. O termo foi firmado durante visita do professor Igor Protsenko, pró-reitor de Pesquisa e Política Científica da universidade paraguaia, ao Câmpus de Irati.

Reitor da Unicentro, o professor Fábio Hernandes enfatiza que ações como essa são benéficas a todos os envolvidos. “O Paraguai é um país vizinho, onde já temos parcerias com algumas universidades, e essa é mais uma que vem somar à Unicentro, que vem ajudar a desenvolver a nossa pesquisa e a pesquisa da universidade coirmã. O objetivo é ter mais trocas de conhecimento, mais participações dos estudantes e dos professores em visitas técnicas, também no intercâmbio entre os programas de mestrado, doutorado, da própria graduação, entre outras atividades”, destaca o reitor.

“A cooperação assinada é um convênio amplo no qual, a princípio, são traçadas algumas linhas de atuação, que são a colaboração docente, a colaboração em pesquisa, eventos e também para a mobilidade acadêmica internacional”, pontua a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke.

Segundo o pró-reitor paraguaio, a intenção é que o convênio entre as duas instituições se dê com um foco especial nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, da Saúde e das Humanidades. “Nós já propusemos para a Unicentro participar conosco em dois projetos internacionais. Um dedicado à proteção do meio ambiente e outro projeto sobre a proteção das mulheres contra a violência familiar. Também convidei oficialmente os colegas da Unicentro para que participem do nosso 2º Congresso Internacional, que acontece em outubro”, relata o professor.

Da mesma forma, os acadêmicos paraguaios foram convidados pela Unicentro a participar do Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional (Eaici), que vai ocorrer virtualmente também no segundo semestre deste ano. “É uma ótima ideia e é superinteressante porque é como se fosse o primeiro passo para os alunos em sua vida científica. Nós esperamos, em cooperação com a Unicentro, chegar ao sucesso tanto na docência quanto na ciência”, avalia o pró-reitor.

Nascido na Ucrânia, o docente veio até o Câmpus de Irati a convite da professora Svitlana Kryvoruchko, pesquisadora que integra o Programa Paranaense de Acolhida aos Cientistas Ucranianos e trabalha junto ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unicentro.

Além da assinatura do acordo, durante os dois dias de visita, o pró-reitor conheceu a unidade universitária, participou de reuniões com diretores de setores e proferiu uma palestra a alunos do câmpus sobre o país vizinho e a U.A.S.S., universidade que fica localizada na cidade de San Lorenzo, na região metropolitana da capital Assunção. Ainda nesta quarta-feira (19), Protsenko fará uma nova conferência à noite, desta vez sobre a Literatura Paraguaia.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.