Jogos Intercalouros reúnem estudantes da Unicentro e da Campo Real em Irati

No último fim de semana, quase 90 atletas participaram da 8ª edição dos Jogos Intercalouros da Unicentro, os JIC’s. Durante os dias 14 e 15 de junho, a competição reuniu acadêmicos dos câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e do Centro Universitário Campo Real. As equipes formadas por calouros e veteranos disputaram ao todo três modalidades coletivas: basquete, futsal e vôlei.

Um dos participantes do campeonato, João Carlos Malagoli Pauluk conta que nunca tinha estado em uma competição do gênero. Já na primeira vez, ele integrou o time do curso de Psicologia da Unicentro, campeão do vôlei masculino. “Foi muito legal por conta dessa experiência e acho que também por conta da integração que eu tive com os outros participantes, porque são colegas que eu conheço há pouco tempo e eu me senti um pouco mais próximo deles durante a competição. Foi acirrado, foi demorado, a gente jogou seis jogos, das nove da manhã até às duas da tarde, mas depois de uma certa luta intensa, receber a vitória foi muito prazeroso”, celebra o calouro.

8ª edição do evento foi organizada por acadêmicos do 2º ano de Educação Física. (Foto: Coorc)

Os JIC’s são promovidos a cada ano letivo pelos alunos do 2º ano do curso de Educação Física da Unicentro, como parte da disciplina de “Organização e Ações em Educação Física”. “O objetivo é os acadêmicos usarem esses jogos como um laboratório, para colocar em prática tudo aquilo que eles aprenderam em sala de aula. E como são os Jogos Intercalouros da Unicentro, eles também servem de integração entre os novos estudantes do Câmpus de Irati, assim como com os nossos vizinhos da Campo Real”, explica o professor Paulo Machinski, responsável pela disciplina.

Para o acadêmico Caio Miguel Aranda Moreno, de Educação Física, a experiência de conduzir a atividade agrega muito a sua formação profissional. “Ajudar na organização do JIC’s é desafiador, porque eu nunca tinha organizado nenhum tipo de modalidade ou competição, e isso contribui bastante, caso no futuro eu queira seguir uma carreira mais administrativa na profissão”, pontua o vice-coordenador dos Jogos.

Assim como em outros campeonatos promovidos pela universidade, os JIC’s tiveram o apoio da Divisão de Projetos Esportivos do câmpus (Diprojes/I) e da Secretaria de Esportes e Lazer de Irati, que cedeu os ginásios Agostinho Zarpellon Junior (Batatão) e Fortunato Colaço Vaz (Parque Aquático) para as partidas.

Para o secretário de Esportes de Irati, professor Moisés Neves, ações como essa são essenciais para o desenvolvimento do esporte local. “As parcerias são sempre fundamentais e essa parceria com a Unicentro vem de longa data. A gente também considera que esses jogos são importantes por serem entre calouros, que estão chegando ao município, e assim eles podem conhecer as nossas dependências esportivas de Irati”, comenta o secretário.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.