Unicentro 34 anos: posse da nova Coordenadoria de Relações Internacionais e apresentações de equipes marcam comemoração no Câmpus de Irati

O aniversário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também movimentou o Câmpus de Irati na tarde dessa quinta-feira, 13 de junho. Na unidade universitária, a celebração pelos 34 anos contou com a solenidade de designação da nova Coordenadoria de Relações Internacionais e a apresentação das equipes das Pró-Reitorias de Planejamento (Proplan) e de Apoio aos Estudantes (Proae), além do Gabinete da Reitoria em Irati.

Ao longo da semana comemorativa, a Reitoria da Unicentro promoveu apresentações das sete Pró-Reitorias e das seis Coordenadorias que compõem a universidade. “Nós pudemos, nesta semana de aniversário, criar vários eventos, várias atividades para mostrar a importância da Unicentro e apresentar as equipes da gestão para que todos possam conhecer as pessoas da maneira mais democrática possível, para saber quem está em cada área e possam fazer suas solicitações”, explica o vice-reitor, professor Ademir Fanfa Ribas.

Uma das novidades é que, a partir deste mês, o então Escritório de Relações Internacionais (ERI) passa a ser uma Coordenadoria. De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a mudança aprovada pelo Conselho Universitário intensifica e amplia o trabalho que já vinha sendo feito pela equipe. “O nosso objetivo sempre foi fazer com que a universidade tenha maior visibilidade internacional, participe mais de ações internacionais, com mais oportunidades para nossos estudantes, docentes e agentes. E a criação desta Coordenadoria mostra ainda mais este nosso foco”, salienta o reitor.

Sob a liderança da professora Cibele Krause Lemke, a Coordenadoria de Relações Internacionais terá duas Diretorias – a de ‘Acordos de Cooperação Internacional e Mobilidade’ e a de ‘Políticas Linguísticas e Projetos Internacionais’. “Na primeira, nós vamos continuar com o nosso trabalho de acordos de cooperação, de mobilidade docente e discente. E, na segunda, a gente quer trabalhar com a parte mais acadêmica da internacionalização, que é a oferta de disciplinas em outras línguas, o desenvolvimento de atividades com universidades parceiras estrangeiras, entre outras atividades”, detalha Cibele.

A Coordenadoria também abarca o Writing Center – o Centro de Escrita Acadêmica da Unicentro – e vai dar suporte aos programas de ensino de línguas estrangeiras, como o Paraná Fala Idiomas, o Promul e o Centro de Línguas. “Queremos estar em estreita relação com essas diferentes instâncias. O nosso ânimo para isso está bastante positivo e acreditamos que vamos ter bons resultados”, avalia a coordenadora.

Apresentações

A nova Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes, que tomou posse no Câmpus Santa Cruz na última terça-feira (11), também participou do evento. A equipe vinculada à Proae foi apresentada e falou sobre as três áreas de atuação no Câmpus de Irati – Promoção à Saúde; Inclusão e Acessibilidade; e Apoio Estudantil. “A Unicentro ainda não tinha uma pró-reitoria voltada exclusivamente para os estudantes, então é uma demonstração da universidade de que o estudante e as suas demandas, suas vontades e seus desejos são importantes para nós”, enfatiza o vice-reitor.

Já a Pró-Reitoria de Planejamento realizou a apresentação da equipe para o Câmpus de Irati, no qual o pró-reitor, professor Maurício Atamanczuk, é lotado. Reconduzido ao cargo, o docente reforçou o compromisso com desenvolvimento das demandas atreladas à Proplan. “Tem diversos novos assuntos que a pró-reitoria está assumindo, muitas demandas na parte de obras e engenharia, uma diversidade de recursos destinados à infraestrutura. Teremos agora o acompanhamento do PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], além de ações voltadas para a questão da sustentabilidade e dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, afirma.

Atualmente, a Proplan conta com quatro diretorias – a de Engenharia e Arquitetura; de Avaliação Institucional; de Desenvolvimento Universitário; e de Planejamento e Sustentabilidade. “Além disso, a Proplan também desenvolve projetos institucionais, dois deles de grande destaque, que são o Walking Tour e a Cátedra de Empoderamento Feminino”, relembra o pró-reitor.

Comemorações de aniversário

No Câmpus de Irati, a comemoração também contou com o tradicional bolo de aniversário. Assim como nos outros câmpus, a unidade recebeu dois kits multimídia para webconferência. Cada departamento e programa de pós-graduação também foi agraciado com novos computadores.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.