Brinquedoteca da Unicentro une aprendizado e diversão em atendimentos às crianças

Visando proporcionar às crianças momentos lúdicos que envolvem jogos e brincadeiras, a Brinquedoteca da Unicentro realiza, desde 2015, atividades gratuitas de desenvolvimento psicológico, socioemocional, psicomotor e cognitivo com crianças de dois a dez anos.

Vinculado ao Laboratório de Educação Infantil e ao Departamento de Pedagogia da Unicentro, sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, a Brinquedoteca e Sala de Leitura são espaços destinados aos filhos de alunos ou funcionários da Unicentro e também de pessoas da comunidade externa, além de crianças da Educação Infantil da rede municipal de Guarapuava.

Para que a criança possa explorar o ambiente, o local possui livros, brinquedos, peças, fantasias e mini cozinha que possibilitam momentos lúdicos de desenvolvimento que utilizam o brincar como ferramenta.

Além das atividades realizadas para as crianças, o espaço também visa proporcionar aos estudantes de Pedagogia estágios e vivências práticas, servindo como laboratório de ensino, pesquisa e extensão. “É um espaço muito importante que temos aqui na Unicentro, é um local educativo de brinquedos e brincadeiras para as crianças, sendo ainda um espaço formativo para os acadêmicos do curso de Pedagogia. Por se tratar de um laboratório de ensino, é possível que algumas aulas sejam realizadas neste espaço, bem como o planejamento do estágio curricular obrigatório na Educação Infantil”, comenta a coordenadora da brinquedoteca, Edaniele Cristine Machado.

Os atendimentos são feitos no período da manhã, tarde e noite, de segunda a quinta-feira. Na parte da manhã, as atividades são realizadas das 07h30 às 11h10; à tarde entre 13h e 16h40; e, à noite, das 18h às 21h45. A criança pode permanecer na Brinquedoteca durante duas horas mediante agendamento de horário. Já as crianças da comunidade que ocupam as dependências da universidade não precisam de agendamento prévio. “É um espaço que realiza atendimento gratuito, por isso, para manter a brinquedoteca, contamos com a colaboração do Departamento de Pedagogia, da Direção de Câmpus, de doações e promoções para a aquisição dos brinquedos e materiais”, finaliza Edaniele.

Para mais informações, agendamentos e visitas, você pode entrar em contato pelo e-mail saladeleituraunicentro@gmail.com ou pelo Instagram @labrinquei.

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.