Unicentro institui Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante e altera nomenclatura da então Pró-Reitoria de Recursos Humanos

As comemorações pelos 34 anos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) continuam. Para integrar a programação de atividades, a reitoria da universidade promoveu, nesta terça-feira (11), a apresentação dos pró-reitores e pró-reitoras para o período de 2024 a 2028.

O primeiro momento da solenidade foi marcado pela designação da nova Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes, que terá como pró-reitora a professora Maria Regiane Trincaus. “Hoje nós vamos dar posse à nova pró-reitora e à sua equipe. A partir deste mês de junho nós teremos uma pró-reitoria voltada especificamente aos nossos estudantes”, pontua o reitor Fábio Hernandes. “Será onde serão acolhidas todas demandas, sejam elas no sentido do apoio financeiro, como também no sentido de apoio no ensino, na pesquisa e na extensão”, acrescenta.

O trabalho voltado ao suporte aos estudantes, já realizado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, agora continua como pró-reitoria, mantendo a missão de promover a inclusão universitária e a saúde física e mental da comunidade acadêmica. “Acima de tudo, essa nova pró-reitoria se propõe a trabalhar uma política universitária de respeito mútuo. Vamos atuar em três vertentes – a promoção à saúde; o apoio na questão de inclusão; e a questão do apoio ao estudante, no sentido de condições psicossociais”, explica a pró-reitora Maria Regiane. “Vamos trabalhar também com a questão financeira. Já conseguimos implantar algumas bolsas de permanência e queremos ampliá-las, além de batalhar pela moradia estudantil. Temos a questão do apoio psicopedagógico para os estudantes e da promoção da saúde, tanto física quanto mental para a comunidade universitária como um todo”, detalha.

ATENDIMENTOS – No discurso de posse, Maria Regiane destacou que Guarapuava apresenta, atualmente, uma demanda de 70 estudantes em atendimento pedagógico e psicopedagógico. Irati tem uma demanda de 25 estudantes – três com necessidade de apoio constante.

Entre 2020 e 2024, relata a professora, foram realizados mais de 5,8 mil atendimentos de Psicologia e aproximadamente 2,2 mil atendimentos de Serviço Social. Além disso, “O Programa de Assistência à Saúde, que disponibiliza atendimento médico nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, e de técnico de enfermagem, nos três câmpus, já realizou mais de 350 consultas médicas e mais de dois mil atendimentos de enfermagem”, disse.

PROGESP – A solenidade também foi marcada pela designação que altera a nomenclatura da então Pró-Reitoria de Recursos Humanos para Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que continua sob a liderança de Robson Paulo Ferras. “Essa mudança de nomenclatura tem por objetivo principal expressar uma busca constante de demonstrar que o que temos de mais importante na universidade são as pessoas, mais que qualquer outro recurso, as pessoas são o centro de toda a organização. Essa é uma tônica da atuação da universidade”, pontua Robson.

O pró-reitor ressalta que, embora a nomenclatura tenha mudado, o trabalho desenvolvido continua nos mesmos moldes. “Mantemos uma estrutura muito semelhante, mas, inspirados pelo novo nome, estamos sempre remodelando e revisando nossas atividades e rotinas. Nossas áreas e diretorias continuam cuidando dos assuntos relacionados à gestão de pessoas”, compartilha.

PROJEÇÕES – Para a reitoria da Unicentro, as ações apresentadas demonstram a preocupação institucional para com a comunidade universitária. “As pessoas são o que temos de mais importante aqui na universidade. Queremos, com a criação da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, concretizar essa mensagem de valorização das pessoas que aqui trabalham e estudam”, destaca o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas.

“Tudo isso é reflexo de uma universidade que está sempre crescendo e esse é o nosso objetivo. Afinal, essa é uma universidade pública de todos para todos”, finaliza o reitor Fábio Hernandes.

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES – Além das pró-reitorias de Apoio Estudantil e de Gestão de Pessoas, o evento também contou com a apresentação das equipes que compõem a Pró-Reitoria de Finanças (Proaf); de Ensino (Proen); e de Extensão e Cultura (Proec).

Amanhã (12), serão apresentadas as equipes do Gabinete da Reitoria; das Coordenadorias; dos Órgãos Suplementares; do Núcleo de Integridade Compliance e Transparência; da Procuradoria Jurídica; e da Secretaria dos Colegiados Superiores.

Ainda, em Irati, na quinta-feira (13), será realizada a apresentação das equipes da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e da Coordenadoria de Relações Internacionais.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as imagens do evento no Banco de Imagens.