Unicentro inaugura nova Unidade de Ensino Multidisciplinar do Câmpus Santa Cruz

Nesta segunda-feira (10), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reuniu autoridades e comunidade acadêmica para a inauguração da nova Unidade de Ensino Multidisciplinar do Câmpus Santa Cruz.

Com 2.254 m², 32 salas e um pavilhão inferior que inclui estacionamento, a obra representa um investimento de mais de R$ 3 milhões e é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do Fundo Paraná.

A inauguração do novo prédio vem ao encontro da necessidade de ampliação da infraestrutura do câmpus. “O Bloco R vem no momento em que ele é absolutamente bem-vindo e necessário. Nos últimos 10 anos, percebemos um incremento significativo nas atividades da universidade, com a abertura de novos cursos de graduação e a ampliação da oferta da pós-graduação, incluindo mestrados e doutorados”, destaca a diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Roseli Machado.

Mais de R$ 3 milhões foram investidos na obra por meio de uma parceria entre a Unicentro e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. (Foto: Coorc)

A construção da Unidade de Ensino Multidisciplinar (Bloco R) começou efetivamente em 2015 e terminou em 2023. Esse novo espaço não apenas representa uma melhoria significativa na infraestrutura da universidade, mas também simboliza o compromisso contínuo da Unicentro com a excelência acadêmica.

“Nossa universidade tem crescido na graduação, pós-graduação, pesquisa, ensino e extensão. Este bloco vem para atender a essa demanda, pois precisamos de mais espaços para nossos cursos e departamentos. Hoje é um dia de festa, um dia para entregar este novo bloco à nossa comunidade”, ressalta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Segundo o reitor, a parceria com a SETI e o Fundo Paraná foi crucial para a concretização desse projeto, que agora pronto, beneficiará acadêmicos, professores e toda a equipe administrativa. “Esta obra se concretizou graças ao Fundo Paraná, à SETI e ao professor Aldo. As universidades estão crescendo, estão cada vez mais atuando junto à comunidade, junto às regiões de abrangência, graças ao apoio e aos projetos financiados pelo fundo Paraná e pela SETI”, acrescenta o reitor.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, enfatizou a longa espera e a necessidade de novos espaços. “Esta obra foi muito esperada no Câmpus Santa Cruz. Há mais de 10 anos que ela estava sendo planejada. O Bloco R foi pensado para otimizar os espaços e atender tanto a comunidade interna quanto externa, com programas de pós-graduação, projetos de extensão, pesquisa e ensino”, relata.

A parceria entre a Unicentro e a SETI, destacada pelo reitor, foi fundamental para a realização do projeto. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, relembrou o processo de construção e a importância do Fundo Paraná para ações como essa. “Esta obra tem quase dez anos de construção, mas celebramos tempos melhores agora. Desde 2019, quase 48 milhões de reais do Fundo Paraná foram destinados a programas e projetos executados pela Unicentro. Este ano, o volume total de recursos para programas de ciência e tecnologia foi multiplicado por dez, chegando a 708 milhões de reais”, enfatiza o secretário.

Bona também destacou o alinhamento do novo espaço com as políticas estaduais de desenvolvimento científico e tecnológico. “Este novo bloco se alinha diretamente com a estratégia de fazer com que nossas universidades possam cada vez mais atender suas comunidades e ajudar o Estado a se desenvolver, proporcionando melhores condições de trabalho e infraestrutura adequada”, acrescenta.

Ao fim do evento, todos os presentes soltaram balões em comemoração à inauguração do novo espaço acadêmico e aos 34 anos da Unicentro, celebrados neste mês de junho.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.