Escolha certo, escolha Unicentro: projeto visa facilitar o acesso de alunos de Ensino Médio ao Ensino Superior

Cursar o ensino superior nem sempre é visto como algo fácil, mas por meio do projeto “Escolha certo, escolha Unicentro”, os alunos de Ensino Médio das escolas de Guarapuava e região podem aprender como realmente funciona uma graduação e quais oportunidades ela pode proporcionar. O projeto, desenvolvido desde 2022 pela Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro (Proen), tem o objetivo de divulgar a universidade e os cursos ofertados nos três câmpus – Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava; e Irati.

Para isso, as ações do projeto são divididas em etapas. A primeira delas é a ida às escolas, onde são feitas conversas com os alunos sobre os programas que a Unicentro desenvolve; o suporte dado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante; as possibilidades de projetos e estágios remunerados. É um momento em que, explica a coordenadora do projeto Bárbara Canali Dalla Corte, os estudantes aproveitam para tirar as dúvidas sobre a universidade. “Muitos não sabem as possibilidades que a Unicentro tem para conseguirem concluir a graduação. Elas veem que os cursos são integrais e já assumem que não será possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sem saber que aqui dentro isso é possível. Mostramos, ainda, que essas formas de apoio da universidade podem ajudar eles no aprimoramento da vida pessoal e profissional, gerando experiências e uma boa visão para o mercado de trabalho”, destaca. Na visita às escolas também são abordadas as formas de ingressar na universidade e como uma graduação pode ser uma opção para a realização dos sonhos e objetivos dos alunos. “Sempre conversamos com eles que muitas vezes para realizar um sonho de viajar, ter seu dinheiro, ou ainda realizar o sonho de alguém que eles amam, está muito atrelado ao trabalho deles no futuro e muitas vezes esse trabalho está ligado ao ensino superior”, acrescenta.

Na segunda etapa, a equipe do projeto auxilia os alunos a realizarem as inscrições para concorrer a uma vaga na universidade. Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio são direcionados à inscrição para o Programa de Avaliação Continuada (PAC), que permite que o estudante realize uma prova ao fim de cada ano do período escolar. Ao final do último ano, o aluno escolhe qual curso deseja concorrer e, para isso, utiliza o desempenho em todas as três avaliações que tenha participado. Já os alunos de segundo e terceiro anos que não realizaram o PAC, são direcionados para as inscrições do vestibular. Nessa etapa são feitos atendimentos individuais e especializados. “O estudante tira as dúvidas sobre o curso que tem interesse, quais projetos pode participar caso ingresse na universidade, formas de remuneração durante a graduação, horários das aulas, entre outras informações”, pontua Bárbara.

Desde o início das atividades até agora, o projeto já passou por 78 escolas, distribuídas entre os municípios de Guarapuava, Pinhão, Turvo, Candói e Irati. A perspectiva, compartilha Bárbara é de que, até o final do ano,  15 mil alunos sejam atendidos. “O projeto ‘Escolha certo, escolha Unicentro’ busca ajudar as pessoas, os alunos do ensino médio, a realizar o sonho deles mesmos a partir da graduação que nós podemos oferecer, com toda a qualidade comprovada que a Unicentro tem. Fazemos isso incentivando que esses estudantes busquem o ensino superior e tenham uma nova visão sobre a graduação. Queremos mostrar que é possível estudar e trabalhar, principalmente com as oportunidades ofertadas na nossa universidade. O objetivo não é só divulgar a instituição e seus cursos, mas sim mudar a vida das pessoas que são o nosso público óbvio”, finaliza a coordenadora do projeto.

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.