Walking Tour: Unicentro abre as portas para receber estudantes de Ensino Médio

O Câmpus Santa Cruz recebeu, na última terça-feira (04), cerca de dois mil alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Guarapuava e região para a terceira edição do Walking Tour. A ação faz parte do projeto “A Unicentro na escola e a escola na Unicentro”. O evento, pontua o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Szczepanik, possibilitou que os estudantes conhecessem os cursos disponíveis na unidade universitária. “Aqui no Santa Cruz, temos dois setores de conhecimento, que são os setores de Ciências Humanas e de Sociais Aplicada. Cada um desses setores conta com seis cursos – alguns são licenciaturas e, outros, de bacharelado”, explica. “Os alunos vão encontrar ótimos professores, altamente preparados e capacitados. Também toda a estrutura administrativa voltada ao ensino, a pesquisa e a extensão, ou seja, voltado, acima de tudo, para acolher os estudantes que vão fazer parte da Unicentro”, completa.

O Walking Tour tem como objetivo abrir as portas da universidade para que alunos do Ensino Médio possam conhecer tudo o que a universidade tem a oferecer. “ Toda a infraestrutura do campus está disponível à comunidade acadêmica. Essa estrutura passa pelos espaços coletivos, biblioteca, refeitório, copa, miniauditório, cinema, enfim, toda uma estrutura pedagógica à disposição dos alunos”, ressalta a diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado.

De acordo com a coordenadora da ação, Loide Salache, desde o início da ação, em 2020, cerca de 10 mil alunos já participaram do Walking Tour. “A atividade do Walking Tour Unicentro caracteriza-se como uma proposta de incentivo para que os estudantes do Ensino Médio cursem uma graduação, fortalecendo assim a democratização de acesso ao ensino superior público, otimizando uma ação de desenvolvimento humano e social”, destaca.

A aluna do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Liane Marta da Costa, Joice Machado de Almeida, pretende cursar Jornalismo, e a Unicentro é uma das opções em que vai tentar uma vaga. “Eu acho que a Unicentro é muito importante tanto para a cidade quanto para as regiões. Então, quando os colégios vêm conhecer a universidade, é uma oportunidade de talvez a gente aprender mais sobre o curso específico que a gente quer ou conhecer um curso que a gente ainda não tem em mente fazer”.

Além de conhecer a estrutura da universidade e os cursos, os alunos também puderam participar de atividades práticas em diferentes departamentos.“Eu acho que o Walking Tour é uma grande oportunidade de conhecer os cursos e conhecer a Unicentro. Eu particularmente pretendo cursar Filosofia. Acho que o evento ajuda a ter um discernimento do que escolher para uma graduação, e como as possibilidades são variadas”, compartilha o estudante Erik Santos, do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Mahatma Gandhi.

“Estamos aqui hoje conhecendo a universidade, que é uma das mais bem conceituadas. Com o Walking Tour eles veem a estrutura da Unicentro e acredito que isso vai ajudar a abrir a mente deles, que eles não precisam sair daqui para ter uma boa educação, uma boa formação e estar preparado para o mercado de trabalho”, destaca a professora Franciele Ribas, que acompanhou os estudantes do Colégio Padre Honorino João Muraro.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destaca a importância da ação como forma de divulgar a universidade e instigar a vontade dos alunos em  fazer parte da comunidade acadêmica. “Essa é nossa terceira edição e o nosso principal objetivo é mostrar que a universidade é um lugar para todos, é um lugar onde o estudante da escola pública e privada tem o seu espaço. Nesse evento nós queremos divulgar nossos cursos, mostrar os nossos projetos, as possibilidades que o estudante universitário tem aqui na Unicentro, as possibilidades de bolsas, de projetos, sejam eles de pesquisa, extensão ou ensino”.

A terceira edição do Walking Tour teve início no Câmpus Santa Cruz e também será realizada nos demais Câmpus da Unicentro – Em Irati, no dia 7 de junho e no Cedeteg, no mês de setembro.

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento, no Banco de Imagens