Pesquisadores de diversos países participam do Simpósio Internacional de Estudos Eslavos

Até a próxima sexta-feira (07), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove a sétima edição do Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, que neste ano tem como tema “Culturas em movimento – transversalidades e deslocamentos”. Organizado pelo Núcleo de Estudos Eslavos (NEES), o encontro em formato virtual reúne mais de 400 participantes e conta com a apresentação de 122 trabalhos.

“Participam pesquisadores de países como Ucrânia, Polônia, Croácia, Argentina, Paraguai, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Portugal, além de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e dos alunos dos cursos de língua ucraniana promovidos pelo NEES em parceria com a Representação Central Ucraniano-Brasileira”, detalha a coordenadora geral do evento, professora Leonilda Procailo.

Segundo a docente, o objetivo é promover um espaço para discussão e divulgação das atividades de pesquisa, extensão e ensino de temática eslava. “O simpósio tem se tornado um espaço acadêmico de grande relevância no estudo, reconhecimento e divulgação dos aportes culturais dos imigrantes eslavos e seus descendentes em termos da realidade brasileira. Há muito ainda o que se estudar sobre o tema, especialmente no que se refere à língua, à arquitetura, à alimentação, à construção de identidades, à religiosidade, ao folclore, aos rituais, à arte de um modo geral”, enfatiza Leonilda

Essa perspectiva é reforçada pela coordenadora do Núcleo de Estudos Eslavos, professora Mariléia Gärtner. “O evento já é referência nacional e internacional na área dos estudos eslavos, por reunir os principais pesquisadores e extensionistas nacionais e internacionais interessados na temática. A consolidação do evento no meio acadêmico é consequência  das diversas ações realizadas pelo Núcleo de Estudos Eslavos desde sua institucionalização em 2011”, pontua.

A abertura do encontro aconteceu na terça-feira (04) e contou com a presença de diversas autoridades, como o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o reitor da Universidade Pedagógica Nacional de Kharkiv H. Skovoroda (Ucrânia), Yurii Boychuk, e o conselheiro da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Andrii Borodenkov. Também estiveram presentes representantes de organizações civis polonesas e ucranianas, a direção do câmpus de Irati e de setores administrativos e pedagógicos da universidade, além da representação estudantil.

No mesmo dia, também foi realizado o III Fórum de Língua Ucraniana. Entre as diversas iniciativas destacadas está a da Unicentro, que pode se tornar a primeira universidade do Brasil a ofertar um curso de graduação em Letras Português-Ucraniano. “O curso será à distância, justamente para tentar abarcar pessoas de qualquer estado, de qualquer local. ele já foi aprovado nos conselhos da Unicentro e agora estamos aguardando o resultado final da avaliação da Capes no final de junho, com boas perspectivas de aprovação”, conta a professora Regina Chicoski, presidente da comissão de elaboração do curso.

Os quatro dias de evento contam ainda com conferências, mesas-redondas e oficinas culturais. A programação completa está disponível no site do simpósio.

Parcerias

O VII Simpósio Internacional de Estudos Eslavos é realizado pelo NEES em parceria com os departamentos de Letras, História e Pedagogia dos Câmpus de Irati da Unicentro, os programas de pós-graduação em História (PPGH) e em Letras (PPGL) da universidade, e o Centro de Línguas da Unicentro (CEL). Da mesma forma, a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB) e a Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil (BRASPOL) também são parceiras na realização do encontro.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.