Câmpus Cedeteg recebe o 2º Fórum Regional de Jovens pelo Clima

O Câmpus Cedeteg recebeu, nesta terça-feira (5), o 2º Fórum Regional de Jovens pelo Clima, evento que faz parte da programação da 11ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Unicentro em parceria com a Prefeitura de Guarapuava. O fórum teve programação durante todo o dia e contou com a participação de diversos professores e alunos que fazem parte do projeto Global Youth Climate Pact – Paraná, que conta com a participação de vários colégios estaduais de Guarapuava.

Na parte da manhã, ocorreu a recepção dos jovens participantes do Pacto Global pelo Clima. Na sequência, foi realizada uma mesa-redonda com o tema: “Aproximações entre Universidade e escola: perspectivas do Projeto Pacto Global de Jovens pelo Clima – Paraná para a COP 30”, com a participação de cientistas e dos coordenadores do projeto. No período da tarde, os participantes integraram a roda de conversa “Diálogo entre jovens e cientistas: reflexões sobre as ações do projeto Global Youth Climate Pact – Paraná”, moderada pelo professor Alfredo Pena-Vega, pesquisador da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais da França, e que teve a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos jovens em suas escolas.

O moderador do fórum, Alfredo Pena-Vega destaca a importância do evento: “Este fórum está sendo realizado sob a perspectiva da COP 30, que será realizada no Brasil. É importante a participação dos jovens na discussão sobre o clima, pois eles são o futuro”, afirma o professor.

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) terá sua 30ª edição realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. A COP é realizada anualmente e serve para avaliar o progresso no enfrentamento às mudanças climáticas. “Queremos levar os jovens que participam do projeto, junto com seus professores, para Belém e apresentarem suas ideias na COP 30. Nosso objetivo é levar mil jovens para lá, com a ideia de ficar uma semana e mostrar a esses jovens que eles tem um papel fundamental no futuro do nosso clima”, conta Alfredo.

11ª Semana do Meio Ambiente

O fórum acontece no âmbito da 11ª Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 2 a 8 de junho, evento fruto de uma parceria entre Unicentro e Prefeitura de Guarapuava, com diversas atividades sobre o meio ambiente e a temática do ano, que é “Problematizando os recursos hídricos e resíduos sólidos”.

A coordenadora geral do evento, professora Adriana Massaê Kataoka, destaca a importância de sua realização: “É um evento de extrema importância, ainda mais neste momento em que as mudanças climáticas estão proeminentes. É um momento em que a comunidade em geral para para refletir sobre essa mudanças e também a questão hídrica e dos resíduos. A preocupação sobre o meio ambiente não deve ser apenas nessa semana, porém nesses eventos conseguimos reunir mais pessoas e fortalecer essa discussão”, afirma a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens