Atividade na Terra Indígena de Rio das Cobras integra 2ª Jornada da Natureza

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara; a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em exercício, Fernanda Machiaveli; e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, estiveram em agenda na Terra Indígena de Rio das Cobras, localizada em Nova Laranjeiras, na última terça-feira (4), durante atividade da 2ª Jornada da Natureza: Semeando a Vida para Enfrentar a Crise Ambiental.

Na visita ao território, as autoridades realizaram um sobrevoo para lançamento de sementes de Palmeira Juçara e de Araucária, e também puderam conhecer as instalações da Unicentro na comunidade indígena – local onde são desenvolvidas as atividades do curso de Pedagogia Indígena. “Apresentamos o curso, mostramos o vídeo elaborado pela universidade e explicamos o funcionamento do curso” conta a coordenadora da licenciatura, Mariulce Leineker. “Nossos alunos também puderam falar sobre a presença da universidade no local, a importância para a comunidade e aproveitaram para reivindicar melhorias na unidade avançada. Em discurso, a ministra agradeceu a universidade pela iniciativa e pelo trabalho realizado nas terras indígenas”, detalha Mariulce.

2ª Jornada da Natureza – A Jornada tem programação em diversos territórios das Comunidades da Reforma Agrária e Indígenas, envolvendo Quilombolas, Faxinalenses, Caiçaras e Posseiros do Paraná. O evento é resultado de um amplo processo de articulação, parcerias e ações entre povos e movimentos sociais do campo com universidades e instituições governamentais em defesa do movimento agroecológico.

Por Maíra Machado, com informações de Gov.br