Intercambistas participam de atividade de integração na Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae), do Escritório de Relações Internacionais (ERI), do Programa Multicultural de Línguas (Promul) e da reitoria, realizaram nesta quarta-feira (29), um evento de integração voltado aos estudantes intercambistas. O objetivo da ação foi conversar sobre as atividades que já foram realizadas com os alunos desde que chegaram à universidade.

Durante o encontro, os intercambistas compartilharam as experiências vivenciadas nos últimos meses, enquanto os departamentos responsáveis por cada atividade educacional falaram sobre a adaptação desses estudantes nas atividades universitárias. “É importante a gente receber pessoas de outras culturas, de outras realidades, poder ter essa convergência de ideias”, disse o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas. “A Unicentro tem dado toda a estrutura, todo o apoio, a oportunidade desses alunos se adaptarem e conhecerem a nossa língua. A gente está muito satisfeito hoje de vê-los aqui, alegres, felizes, conhecendo o Brasil, conhecendo a Guarapuava, o frio da nossa terra, e isso faz com que a Unicentro seja cada vez mais acolhedora”, completa.

Os alunos vindos do Quênia, República do Congo, Paquistão e Benin começaram a ter aulas de Língua Portuguesa na Unicentro no mês de Abrir e, desde então, também estão participando de diferentes atividades acadêmicas. “Nas últimas duas semanas, demos início ao nosso grupo de acolhimento, de atendimento psicossocial. Assim podemos perceber quais são os anseios nesse período, quais são os desafios que eles estão enfrentando, quais as dificuldades, e o que nós como universidade, e como Coorae principalmente, podemos fazer para ajudar todos eles”, comenta a psicóloga da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, Alessandra Seratto.

O objetivo é que os intercambistas concluam o período de curso dominando a língua portuguesa e possam dar sequência nos estudos de graduação no Brasil. “Esse programa é a primeira edição que acontece aqui no nosso país. Muitas outras instituições brasileiras estão recebendo estudantes nessa condição, que vêm, primeiramente, ao Brasil para aprender português. Na segunda etapa, fazem a prova de proficiência, o Exame Celpe-Bras, que é o que considera a continuidade dos estudos no Brasil e também a sua permanência no país”, explica a coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke.

“Quando eu cheguei aqui, eu encontrei muitas dificuldades, desde apartamentos, até ao me acostumar com todo mundo. Agora, com a ajuda da Unicentro e das nossas professoras, estou me acostumando bem. Eu gosto muito do Brasil, e da cidade que estou vivendo”, relata a intercambista Mélanie Jumiero, que veio da República do Congo.

As aulas são ofertadas pelo Programa Multicultural de Línguas (Promul) e pelo Centro de Línguas da Unicentro de Irati (CEL). Os alunos têm encontros online e presenciais, além de contarem com atividades culturais que buscam inserí-los no câmpus, proporcionando um maior contato com os brasileiros e com a cultura do país. “Ao saber que teríamos alunos intercambistas chegando na Unicentro, buscamos realizar tudo que fosse possível para ofertar o curso da melhor forma. É muito gratificante participar e ajudá-los. Somos gratos ao apoio da reitoria, que sempre está nos apoiando em tudo que precisamos”, relata Beatriz Souza da Silva, coordenadora administrativa do Promul.

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do encontro, no Banco de Imagens