Docente de Engenharia Florestal da Unicentro realiza missão técnica na Polônia

O professor Rogério Bobrowski, do departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, esteve em Cracóvia, na Polônia, para mais uma visita técnica na Uniwersytet Rolniczy w Krakowie (Universidade de Agricultura de Cracóvia). A missão ocorreu entre os dias 27 de março e 12 de abril com o objetivo de estreitar relações com a instituição polonesa. Durante a estadia, o docente coletou dados para dar continuidade em pesquisas científicas, participou de reuniões e promoveu uma palestra sobre os biomas brasileiros.

O primeiro contato do docente com a universidade polonesa foi durante o pós-doutorado, em 2020. Desse período, resultaram três artigos – dois já publicados e um em andamento – além de outra visita feita no ano de 2022. Agora, motivado por um projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Rogério investiga padrões de justiça socioambiental de áreas verdes urbanas.

“O objetivo dessa pesquisa é buscar alternativas de áreas verdes não-tradicionais para as pessoas poderem usar, seja para recreação ou para socialização. Às vezes, a gente pensa muito num parque urbano ou numa praça e esquece que um quintal, um jardim ou uma área entre edificações pode servir para esse mesmo fim”, explica o professor.

Cracóvia, no sul da Polônia, é uma cidade planejada. O docente detalha que o projeto pretende utilizar o município como modelo para criar soluções a serem aplicadas no Brasil. “Em termos de urbanismo, ela tem coisas que são interessantes e que podemos utilizar como exemplo aqui. Tudo vai começar com o banco de dados coletados lá”.

Rogério Bobrowski esteve na Universidade de Agricultura de Cracóvia, onde coletou dados, fez visitas técnicas e promoveu palestra. (Foto: Acervo Pessoal)

Esse projeto tem se desenvolvido em conjunto com outros pesquisadores, entre eles o professor Piotr Wężyk, da Universidade de Agricultura de Cracóvia. Na visita, eles puderam discutir as possibilidades de intercâmbio discente. “É uma universidade que está aberta a essa possibilidade. Eles recebem estudantes do mundo inteiro, têm acordos de cooperação com a Venezuela, Congo, Colômbia, entre outros países. E inclusive eles tem um Centro de Estudos Tropicais lá, no qual o professor Piotr está envolvido. Então pude conhecer um pouco quais são as intenções, as possibilidades, para que possamos levar isso para as instâncias administrativas maiores”, pontua Rogério.

A Universidade de Agricultura de Cracóvia conta com oito cursos de graduação, incluindo Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Agronomia. As áreas em comum com os cursos oferecidos pela Unicentro é outro ponto que favorece a mobilidade para os acadêmicos de ambas instituições. O desafio, no entanto, será driblar a barreira do idioma. “São estratégias que temos que pensar em um prazo um pouco maior. Mas os estudantes têm interesse, vamos nos preparar para recebê-los na pós-graduação primeiramente, assim como estudantes da Alemanha já vieram para cá”.

Como parte da agenda, Rogério também ministrou uma palestra sobre as diferentes áreas florestais brasileiras. “Quando falamos do Brasil lá, eles lembram da Amazônia e talvez de um problema ambiental ou outro. Então contei um pouco do Sul, o que é a Floresta de Araucária, que nós temos uma fortaleza florestal aqui nessa região. Trouxe aspectos para que eles pudessem entender que há um bioma muito importante na Amazônia, mas também existe um outro bioma que está muito ameaçado, que é a Mata Atlântica”.

Nesta quarta-feira (29), o docente fez uma palestra no Câmpus de Irati sobre a experiência de cooperação com a universidade polonesa. (Foto: Coorc)

Na avaliação do docente, essa fala se tornou uma pequena vitrine para a região. “Teve um feedback positivo, chamou atenção de outras pessoas para conversar sobre. Então, quando sair um termo de cooperação, a gente sabe que têm pessoas interessadas em vir pra cá ou receber alunos e professores lá. Isso valeu a pena”, analisa.

Relato da experiência internacional

Nesta quarta-feira (29), o professor Rogério pôde compartilhar com acadêmicos da Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental como foi a experiência de viagem no país europeu. Além dele, a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, participou do evento e destacou os editais disponíveis aos acadêmicos que têm interesse em realizar uma mobilidade estudantil.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.