Professora da Unicentro realiza estágio de pós-doutorado na Espanha e nos Estados Unidos

A professora-artista do Departamento de Arte da Unicentro (Deart), Desirée Paschoal de Melo, está realizando estágio de pós-doutorado na Universidade de Navarra, da Espanha, e na Universidade de Rhode Island, dos Estados Unidos. O projeto de pesquisa “Não bloqueie o caminho da criação: um convite à observação do movimento criativo em arte à luz do pensamento de Charles Peirce”, iniciou em outubro de 2023 e tem previsão de término para novembro deste ano. “A pesquisa de pós-doutoramento se propôs a  sistematizar as características do movimento dos processos de criação”, explica a docente.

Na primeira fase da pesquisa, a docente visitou diferentes laboratórios de arte e entrevistou artistas e pesquisadores da Espanha, Colômbia, Itália, Brasil e Estados Unidos sobre o processo de criação a partir do pensamento de Charles Peirce. As qualidades identificadas que impulsionam o movimento criativo originaram a construção de um mapa visual para a segunda fase da pesquisa.

O objetivo do estágio é, a partir desse mapa visual, produzir um programa pedagógico que será posto em prática por meio da 3ª edição do programa de Residência Artística da Unicentro. Serão realizados, no total, 15 encontros – dez destinados às práticas artísticas e cinco voltados à visitação do público.

Os participantes irão desenvolver uma proposta artística norteada pela relação prática-observação-discussão do processo criativo, ao mesmo tempo e em um mesmo espaço. “Dito de outra maneira, a proposta de formação prática idealizada almeja incentivar o sujeito criador a refletir sobre processos de criação por meio de seu próprio percurso criativo”, completa Desirée.

As residências artísticas convidam os artistas a trabalharem formas criativas por meio da convivência em grupo. No programa idealizado pela pesquisa da docente, os fundamentos teóricos de Peirce são interpretados como um fio que conduz a prática criativa em arte ao pensamento de investigação. “É esperado que essa abordagem abra a possibilidade de se olhar para o fenômeno de criação em uma perspectiva de processo. Acreditamos que vivendo os meandros da criação, o contato com o amor pela busca e pela coisa criada, com os confrontos provocados pelas dúvidas, erros e acasos e com a dinâmica tentativa de se definir os meios de criação, poderá fazer vibrar o pensamento sobre criação, conhecendo-o melhor”, finaliza.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.