Clínica Escola de Fonoaudiologia adquire novos equipamentos para exames auditivos

A Clínica Escola de Fonoaudiologia (Cefono) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conta agora com dois novos imitanciômetros. O equipamento é utilizado para fazer a imitanciometria, um exame auditivo que avalia a condição do tímpano e do ouvido médio dos pacientes.

“São equipamentos que a gente estava realmente precisando. Só tínhamos um e agora nós temos três. Esses dois equipamentos novos são mais modernos, mais rápidos, então vai agilizar bastante o fluxo de atendimentos, além de ajudar na precisão das informações, pois eles permitem que a gente analise os resultados com maior profundidade”, explica a supervisora de Estágio em Atenção à Saúde Auditiva, professora Mariane Amaral.

A imitanciometria faz parte da bateria de exames audiológicos básicos. Ela é recomendada para todas as faixas etárias, de bebês a idosos. “A gente utiliza esse equipamento em todos os pacientes, com especificações para cada faixa etária, claro. Utilizamos inclusive para bebês que falham o teste da orelhinha e a gente faz esse exame como complementar antes de encaminhar para um otorrino”, complementa a docente.

Novos equipamentos beneficiam o atendimento à comunidade e a formação das acadêmicas .(Foto: Coorc)

Com o valor total de R$ 63 mil, os novos aparelhos foram adquiridos com recursos oriundos de uma emenda parlamentar da então deputada federal Leandre Dal Ponte, e repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) via convênio. De acordo com a diretora da Cefono, professora Juliana Ferreira Marcolino Galli, o convênio foi renovado ano passado e vai viabilizar outras compras até 2025.

“Em 2019, tivemos a visita da deputada e dos assessores. Eles conheceram nosso trabalho e entenderam a nossa necessidade, principalmente, de equipamentos. Então montamos o projeto e conseguimos R$ 150 mil via emenda parlamentar. É um convênio de 2020 e, desde lá, a gente vem tentando adquirir vários itens. Já foi entregue um laser e os imitanciômetros, mas estamos em processo de compra também de audiômetros, entre outros equipamentos”, relata a diretora.

Por ano, a Clínica Escola de Fonoaudiologia atende mais de mil pacientes, entre crianças e adultos. Somente em 2023, foram 1258 atendimentos e 603 avaliações audiológicas realizadas. Agora, com uma estrutura cada vez mais atualizada, a clínica amplia a capacidade de atender a população e beneficia o processo de ensino-aprendizagem. “Toda a atualização de equipamento é importante para a atualização da formação acadêmica. Os acadêmicos têm acesso a equipamentos mais modernos, então são experiências novas para eles, e a população recebe um atendimento mais preciso, com maior qualidade. Então melhora nesses dois principais aspectos”, conclui Juliana.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.