Alunas da Unicentro tem artigos aceitos para o evento Women in Information Technology

Alunas da Unicentro tem artigos aceitos para o evento Women in Information Technology

 

As acadêmicas Isabel Aparecida Duarte e Paula Yanagawa Nizer, ambas do curso de Ciência da Computação da Unicentro, orientadas pelas professoras Carolina Paula de Almeida e Sandra Mara Guse Scós Venske, tiveram dois artigos indicados para a publicação na 18ª edição do Women In Information Technology (WIT), evento chancelado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O WIT será realizado no mês de julho, em Brasília, junto ao 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

“O artigo que produzimos juntas se chama ‘Our Place: Amazing Grace’. Ele foi desenvolvido durante uma iniciação científica em parceria com a Paula. Nosso objetivo era contar a história da cientista da computação Grace Hopper de uma forma mais dinâmica, através de um jogo interativo contendo duas fases: a primeira desenvolvida pela Paula e a segunda por mim”, conta Isabel Aparecida Duarte.

Além da parceria, outro artigo foi aceito, desenvolvido de forma independente por Paula: “Além do artigo fruto da minha parceria com a Isabel, desenvolvi também outro, chamado ‘Explorando a vida de Hedy Lamarr em um jogo motivacional para meninas em STEM’, fruto do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da graduação e que desenvolveu outro jogo, o ‘OurPlace: Hedy Lamarr’”, relata a acadêmica. STEM é um acrônimo em língua inglesa para Science, Technology, Engineering and Mathematics, que representa um sistema de aprendizado científico, o qual agrupa disciplinas educacionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Os temas abordados nos artigos aceitos se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional. Os dois artigos foram aceitos para publicação e poderão receber também a indicação para a premiação do evento.

O evento

O Women in Information Technology (WIT) está em sua décima oitava edição, sendo realizado desde 2007 como uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo, formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de apresentação de artigos, palestras e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

As alunas contam sobre a expectativa para o evento: “O principal fruto desse artigo é seu papel importante em contar a história de uma grande cientista e em incentivar mais meninas a ingressarem na área da ciência e tecnologia, ou a continuarem nela. A expectativa é sempre pensar positivo. Estamos muito contentes com a aceitação no WIT”, relata Isabel.

“A maior expectativa para mim é a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e não deixá-lo guardado apenas para nós, buscando inspirar meninas a se interessarem nas áreas de STEM, que é o objetivo principal do trabalho”, afirma Paula.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário