Unicentro integra nova diretoria da Abruem

A Unicentro encerrou a participação no 71º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), nesta sexta-feira (24).

Durante o evento, foi realizada a eleição da nova diretoria da Abruem para o biênio 2024/2026. Assumem, agora, a reitora Cicília Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como presidente; e a reitora Nara Fortes, da Universidade de Taubaté (Unitau), como vice-presidente. Além da presidência, também foram eleitos os membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal. “Cada um desses conselhos é composto por três reitores ou reitoras e nós fomos eleitos nessa chapa como um dos membros titulares do Conselho Fiscal”, compartilha o reitor Fábio Hernandes.

“Contamos, como representantes do Paraná e do Sul do país, com o apoio dos nossos colegas das outras universidades estaduais. Temos o compromisso de tornar a Abruem ainda mais forte e suas instituições ainda mais reconhecidas internacionalmente. Estamos muito felizes e assumimos o compromisso de avançar ainda mais com as nossas instituições filiadas”, reforça.

Sobre a participação no fórum, o reitor Fábio ainda destaca os bons resultados obtidos durante as atividades. “Foram dois dias e meio de muito diálogo e muitas discussões sobre a temática Ética, Estética e Inteligência Artificial nas universidades”, avalia. “Tivemos palestrantes vinculados às câmaras temáticas de graduação; pesquisa e pós-graduação; extensão; e também de educação à distância, além da participação do secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda”, acrescenta.

As discussões realizadas durante o evento culminaram na redação da “Carta de Belo Horizonte”, documento que, compartilha o reitor Fábio Hernandes, aborda aspectos relacionados à evolução e à importância da tecnologia e da inteligência artificial no ambiente universitário. “Aborda também a preocupação com os mecanismos e ferramentas tecnológicas que podem prejudicar o ensino”, pontua. “Nós estamos comprometidos a levar essa temática até a nossa universidade e vamos estudar a influência da inteligência artificial no nosso dia a dia, na nossa Unicentro”, ressalta o reitor.

Além do reitor Fábio Hernandes, a Unicentro também foi representada no 71º Fórum Nacional da Abruem pela pró-reitora de Ensino, Karina Worm Beckmann; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva; e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza.

Por Maíra Machado, com informações da Abruem

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.