Inscrições para bolsas do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis) estão abertas
Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis). Os candidatos a orientadores podem realizar a inscrição e indicar até dois orientandos até o dia 7 de junho, via Sistema de Gestão Universitária (SGU). Os alunos, após a indicação, têm o mesmo prazo para prosseguir com a inscrição.
Requisitos – O candidato a orientador deve, entre outros requisitos, ser docente ou agente universitário efetivo da Unicentro e ter a titulação mínima de mestre. Além disso, o candidato deve possuir programa ou projeto de extensão como coordenador ou membro, e data de atualização do currículo lattes superior a 1° de abril de 2024. Projetos da modalidade “evento de extensão” não são contemplados pelo edital.
Já o estudante, para ser indicado, deve estar matriculado e frequentando curso de graduação da Unicentro; não ter vínculo empregatício; não acumular bolsas; e não ter curso de ensino superior concluído. Além disso, o candidato deve ter cursado, pelo menos, dois dos últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, com a possibilidade de exceção do terceiro ano do ensino médio, realizado em escola particular. O aluno também deve ter currículo lattes, com atualização superior a 1° de abril de 2024.
O edital oferta bolsas no valor de R$ 700, com vigência de 12 meses. O aluno bolsista deverá cumprir uma carga horária de 20 horas semanais para desenvolver o plano de atividades. Além disso, também deverá participar como monitor no Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex) e apresentar o relatório final do trabalho desenvolvido no mesmo evento.
Para mais informações, basta acessar o edital do processo seletivo.
Sobre o Programa – O Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), tem como objetivo incentivar a formação para a pesquisa e extensão com enfoque em temas de interesse social, além de favorecer o acesso e integração de alunos ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica. O programa também busca inserir os estudantes em atividades científicas, tecnológicas e de inovação em áreas do conhecimento que se aproximem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) ou das áreas prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT) e das áreas transversais.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.