Pró-Reitoria de Extensão e Cultura abre processo de seleção interna para o Seurs

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) abriu as inscrições para o processo de seleção interna para escolha dos projetos de extensão que participarão do 42º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). Neste ano, o evento será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, de 31 de julho a 02 de agosto.

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul é a oportunidade de socialização dos resultados de projetos de extensão das universidades públicas do Sul do país. O tema deste ano é  “A Extensão que queremos”.

Modalidades e número de vagas – A equipe da Proec Unicentro selecionará trabalhos nas seguintes modalidades:

• Tertúlia (Apresentação oral), com 14 vagas;

• Oficina, com 1 vaga;

• Vídeo-Pôster, com 5 vagas.

As Tertúlias têm como objetivo promover espaços de diálogo e reflexão sobre práticas extensionistas, a partir da troca de ideias e experiências entre as atividades de extensão das diversas instituições de ensino superior da Região Sul.

Na modalidade Oficinas, o objetivo é oferecer atividades práticas, vivenciais e de produção de materiais e/ou apresentar tópicos de conteúdos trabalhados nas atividades de extensão.

Já no Vídeo-Pôster, o foco é promover interação entre os extensionistas e o público, por meio de um vídeo curto, que será reproduzido em totem digital. A modalidade permite que os estudantes executores, ao abordarem o desenvolvimento da atividade de extensão, apresentem um relato de experiência de sua participação como extensionista, dando visibilidade à atividade de extensão.

Inscrições – Os docentes interessados em inscrever projetos têm até o dia 3 de junho para realizar a inscrição. Para isso, é necessário preencher e confirmar os dados de identificação no site de inscrições e anexar o artigo em formato pdf, conforme modelo disponibilizado no edital.

O edital de homologação das inscrições será divulgado no dia 4 de junho, no site da Proec.

Processo de seleção – Os projetos inscritos serão avaliados com base nos critérios de produção textual; clareza na apresentação da problemática; clareza na definição dos objetivos da proposta; detalhamento dos procedimentos metodológicos; e a apresentação de resultados.

Cada critério receberá nota de zero a dez, sendo a pontuação final do trabalho o resultado da soma das notas atribuídas aos quesitos pela Comissão Científica.

O cronograma completo está disponível em edital.

O Seurs – O Seurs é um evento anual itinerante que conta com apresentação de trabalhos de diversas instituições de ensino superior públicas da região sul. Além do debate sobre um tema central do evento, o Seurs é um espaço de aprendizagem e de troca de conhecimentos e metodologias entre extensionistas, com foco em estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências não só entre os participantes do evento, mas também entre eles e a comunidade.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.