Numame promove palestra em comemoração ao Dia da Doação de Leite Humano

Anualmente no dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, fundamental no início da vida da criança. O leite protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, reduzindo em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos. Também reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Para celebrar a data, o projeto de extensão Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno (Numame) promoveu, na noite da última segunda-feira (20), uma palestra sobre a importância da doação deste alimento tão importante para a vida de recém-nascidos. Foram convidadas como palestrantes a diretora do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, Roberta Rossa, e a vereadora Cris Wainer, autora de leis importantes que beneficiam doadoras de leite humano em Guarapuava.

A coordenadora do Numame, professora Isabella Schroeder Abreu, detalhou as atividades ofertadas pelo projeto. “O Numame é um projeto de extensão do Departamento de Enfermagem, criado em 2019 e que tem como objetivo o incentivo, promoção e proteção ao aleitamento materno. Oferecemos orientação a mães que amamentam, em grupos de gestantes de unidades de saúde e desenvolvemos também consultorias de amamentação. Nos últimos dois anos já atendemos cerca de 60 mulheres, em todas as atividades que ofertamos, tanto na Unidade Escola de Enfermagem, no Câmpus Cedeteg, como nas unidades de saúde e nos hospitais”, conta a professora.

A palestra sobre conscientização e incentivo à doação de leite materno já é uma tradição, promovida anualmente próxima a data de 19 de maio, Dia Mundial da Doação de Leite Humano. “Todos os anos o Numame promove dois eventos: a Semana da Doação de Leite Humano, com a palestra anual, e o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno”, relata Isabella.

Parceria com o Hospital São Vicente

Além de todas as ações, como atendimento e consultoria, o projeto atua em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, que funciona há mais de 10 anos e é referência no estado do Paraná. “Fazemos parcerias de divulgação do banco de leite, seus eventos e campanhas. Realizamos também cadastro de doadoras, orientações no hospital e arrecadação de vidros para armazenamento do leite doado”, conta Isabella.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens.