Professores do Departamento de Ciências Contábeis participam de solenidade na Prefeitura Municipal
Os professores Ivonaldo Brandani Gusmão, Elaine Wantroba e Diocésar Costa de Souza, do Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro, participaram da solenidade de assinatura do Termo de Convênio que vai possibilitar o funcionamento do escritório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no Paço Municipal. Na cerimônia também foi nomeado o delegado que será responsável pelas análises técnicas junto a Jucepar em Guarapuava.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, e a Jucepar. “A função da Jucepar é fazer todo o registro das empresas. Então, todo o processo de fusão, cisão, incorporação, ou mesmo criação de uma empresa, começa por meio do registro do contrato social. Sem registrar o contrato social, não tem como a empresa desenvolver suas atividades, então é tudo feito na Jucepar”, explica o chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professor Ivonaldo Brandani Gusmão.
O DECIC, lembra o professor, tem uma parceria já firmada com a Prefeitura Municipal de Guarapuava que possibilita o encaminhamento de projetos com a Secretaria Municipal de Finanças. Além das vantagens para os contribuintes do município, também há vantagens para o departamento e para os alunos, que poderão desenvolver diversas atividades por meio dessa parceria. “Essa união entre o município e a Jucepar vai facilitar muito a vida do contribuinte e nós, como somos o curso de contábeis, não poderíamos deixar de fazer parte dessa parceria e desejar muito sucesso”, comenta o professor Ivonaldo.
O convênio, compartilha o docente, deve proporcionar vantagens para os empresários da região de abrangência do município de Guarapuava e para a classe contábil. Agora, com um relator sediado no município, será possível esclarecer dúvidas quanto aos processos empresariais seja de constituição, cisão, incorporação e demais questões inerentes à área contábil. “Nós estávamos sem um relator da Junta Comercial aqui na cidade de Guarapuava, o mais próximo era em Irati. Então, esse ajuste entre as entidades vai facilitar para a comunidade, principalmente os empresários, que vão ter um acesso muito mais rápido e dinâmico aos assuntos comerciais”, completa.
Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado.