Projeto interdisciplinar da Unicentro enfrenta o crescente desafio da obesidade entre as crianças de Guarapuava

A obesidade infantil tornou-se uma preocupação global, exigindo abordagens inovadoras e interdisciplinares para enfrentar esse desafio de saúde pública. Em um contexto local, o aumento considerável no número de crianças com excesso de peso no município de Guarapuava chamou a atenção de pesquisadores da Unicentro e resultou em um projeto chamado “Pesquisa Alimentar e Nutricional: uma proposta interdisciplinar para a prevenção da obesidade infantil”.

“A proposta surgiu após estudos preliminares da equipe de pesquisadores. Após discussões, foi constatada a necessidade de propor ações que pudessem auxiliar na prevenção e no controle da obesidade infantil”, conta a coordenadora do projeto, professora Daiana Novello, do Departamento de Nutrição da Unicentro.

Uma das várias ações é a implantação de hortas escolares.

Contemplado com financiamento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Fundação Araucária, o projeto tem como objetivo principal realizar uma pesquisa com foco na alimentação e na nutrição, propondo a aplicação de intervenções interdisciplinares para a prevenção da obesidade infantil. “Pesquisas realizadas em nível mundial já demonstraram que intervenções educativas interdisciplinares teórico-práticas na área da alimentação e nutrição são efetivas para melhorar o consumo alimentar de crianças. Além do mais, promovem hábitos mais saudáveis, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade infantil”, afirma Daiana.

A pesquisa é desenvolvida diretamente em escolas públicas de ensino fundamental de Guarapuava, através de ações como: implantação de hortas escolares, práticas de rotulagem nutricional, oficinas de culinária, elaboração de produtos alimentícios contendo ingredientes saudáveis e avaliações físico-químicas e sensoriais. “Estudos aplicados em escolas, que tenham como objetivo avaliar determinantes de saúde, em conjunto com a aplicação de intervenções educativas interdisciplinares são fundamentais para promover a escolha de uma alimentação mais saudável em etapas posteriores da vida”.

A obesidade infantil não é apenas um problema de saúde, mas também afeta o bem-estar e o desenvolvimento geral das crianças. Além do preconceito e da discriminação, a obesidade pode favorecer o aparecimento de doenças como: apneia obstrutiva do sono, problemas ortopédicos, hiperandrogenismo, diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. Segundo a professora Daiana, o projeto busca criar um impacto duradouro na sociedade, reduzindo a prevalência da obesidade infantil e promovendo uma geração mais saudável e consciente.

“Nesse aspecto, o projeto visa proporcionar ao público infantil a aprendizagem de novos conceitos em saúde relacionados à alimentação e à nutrição, os quais poderão auxiliar na redução ou prevenção do sobrepeso em curto, médio e longo prazos. Essas ações poderão melhorar a convivência social e diminuir as consequências relacionadas aos aspectos sociais da obesidade, superando as desigualdades e melhorando os indicadores de saúde e a qualidade de vida da população”, disse.

Dentro da universidade, os dados coletados permitem o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e estágios curriculares, aprimorando a formação acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação. “Destaca-se a grande contribuição da pesquisa para os graduandos em Nutrição selecionados pelos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Proic) e de Ações Extensionistas (Piae) da Unicentro, que auxiliam enfaticamente nas atividades do projeto. Também, estão inseridos na equipe executora mestrandos e doutorandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da universidade. Mais um ponto científico fundamental do projeto inclui o fortalecimento dos Grupos de Pesquisa em Ciências Interdisciplinares Relacionadas à Saúde (GPCINTER) e de Nutrição em Saúde Pública (GPENSP), já existentes no Departamento de Nutrição da Unicentro”, conclui a coordenadora Daiana Novello.

O projeto foi contemplado na Chamada Pública nº 09/2021 – Programa Pesquisa Básica e Aplicada, com financiamento da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA).