Campanha “Natal das Crianças: Compartilhado e Feliz” já arrecadou mais de quatro toneladas de doces
Pelo segundo ano consecutivo, os acadêmicos de Ciências Contábeis do Câmpus de Irati e do Câmpus Avançado de Prudentópolis promovem a campanha “Natal das Crianças: Compartilhado e Feliz”. Até o momento, já foram arrecadadas mais de quatro toneladas de doces que vão compor kits para crianças atendidas por projetos sociais dos municípios da região centro-sul, que participam da campanha.
Esse número foi reforçado no último sábado (2), quando os alunos realizaram o Dia D da arrecadação, com ações simultâneas nos municípios de Guamiranga, Imbituva, Irati, Prudentópolis e Rebouças.
Como explica a coordenadora do projeto, professora Marines Taffarel, a ação voluntária é uma das iniciativas que integram o projeto de extensão “Sua solidariedade também contagia”, que tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU), em particular os de número 1 e 10: “Erradicação da pobreza, em todas as suas formas” e “Redução das desigualdades”, respectivamente.
“Os estudantes são os protagonistas. Eles estão envolvidos no projeto desde o planejamento, a arrecadação, a elaboração e a entrega dos kits. Os alunos desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, de ter a humildade de pensar no outro, doar seu tempo, compartilhar com os que necessitam. É possível sentir a alegria e a realização dos estudantes ao longo do projeto”, enfatiza a docente.
Esse sentimento é reforçado pelo aluno da unidade universitária de Prudentópolis, Luis Gustavo Michelin. “A maior percepção que tive é a união que a ação gera entre os diversos acadêmicos dos quatros anos de Ciências Contábeis. Todos tiveram a sua parcela de participação e se torna inexplicável a sensação de gratidão em participar e auxiliar junto dos demais colegas na arrecadação e ver os acadêmicos se empenhando em contribuir da maneira que conseguem. Aqui posso dizer que foi um trabalho coletivo que fez com que a ação se realizasse”, ressalta.
Acadêmico do curso em Irati, William Paluski também destaca a importância da universidade encabeçar esse tipo de ação. “Eu acho que quando a instituição incentiva o aluno a realizar projetos sociais, há um maior engajamento dos estudantes. Além de cumprir com seu papel social, dá bons exemplos aos alunos e o auxilia na formação profissional acrescida de valores humanos”, pontua.
Os alunos já estão montando os kits que serão entregues em evento a ser marcado na próxima semana. No entanto, quem ainda quiser colaborar, basta procurar os estudantes do curso, seja em Irati ou em Prudentópolis.
“As crianças são a expressão da vida, do nascimento, da esperança, do aconchego, da inocência e da afetividade. O Natal das Crianças proporciona manter viva a criança que existe dentro de nós. É o momento de relembrar as emoções que vivemos na infância, observando a reação das crianças. O sorriso e a felicidade de cada criança que participou da primeira edição só reforçou a nossa força de vontade para deixar esse natal ainda mais compartilhado e doce”, afirma a professora Marines.