Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio toma posse na Unicentro

A Unicentro realizou, na última sexta-feira (17), a posse dos representantes e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) dos câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati. Implementada pela primeira vez na universidade, a Comissão tem como objetivos centrais promover a segurança no trabalho e suprimir os casos de assédio dentro do ambiente acadêmico.

Segundo a presidente da Cipa e vice-diretora do Câmpus Cedeteg, professora Aline Marques Genú, para que isso seja posto em prática, os empossados precisam entender quais são as problemáticas existentes dentro da instituição e definir soluções para elas. “Levará um tempo para pôr em prática essas ações por ser um trabalho de ‘formiguinha’. Primeiramente, as pessoas têm que ir aprendendo que agora a Cipa existe e que os trabalhos vão começar a ser feitos. Após um período de médio a longo prazo, eu acho que teremos um retorno bastante importante na dinâmica das atividades laborais dentro da universidade”, ressalta a docente.

A posse é a última das etapas que tiveram início com a eleição de dois representantes e dois suplentes em cada um dos câmpus da Unicentro. Integrante da Comissão Eleitoral que conduziu o processo, Elias Trevisan enfatiza a importância da caminhada que começa agora para os representantes universitários. “É um processo que está em início, mas acredito que no decorrer dos dias, a Cipa irá gerar bons frutos para acadêmicos e servidores, proporcionando melhorias na infraestrutura e na segurança seja de ensino, pesquisa ou no dia-a-dia”, complementa Elias, que é engenheiro de segurança do trabalho e membro da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unicentro.

Uma das empossadas em 17 de novembro, Flavia Marcela Bonanato é coordenadora de Apoio à Divisão de Apoio Acadêmico do Câmpus Santa Cruz. Segundo a agente universitária, o desejo é poder colaborar para resolver as demandas dos alunos, assim como poder contribuir para a segurança dos servidores públicos. “A Cipa é importante porque ela trata de prevenção. A gente não tem que fazer as coisas depois que elas acontecem. Nós temos que ter projetos, planos, ações para prevenir. E aqui, uma das preocupações maiores do momento, além dos acidentes de trabalho e da saúde mental, é a questão do assédio entre servidores, entre alunos. Então, acho que esse é um ponto que a gente vai atacar bem firme”, reforça.

Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, a institucionalização da Comissão demonstra a preocupação da instituição com a segurança dos alunos, dos servidores públicos e dos colaboradores que fazem parte da universidade. “É muito gratificante porque é um momento histórico. A Unicentro nunca teve a Cipa e os membros que estão compondo esta comissão são muito plurais, por englobar professores, agentes universitários e colaboradores de vários setores”, salienta Ademir.