20ª Semana Nacional de Estudo de Ciências Econômicas teve início na última segunda-feira (21)

Há 20 anos, o Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro realiza a Semana Nacional de Estudo de Ciências Econômicas. A 20ª edição do evento teve início na última segunda-feira (21) com o tema “Inovação e Desenvolvimento Sustentável” e tem como objetivo fazer com que os acadêmicos tenham contato com profissionais da área que já atuam no mercado de trabalho, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. “O evento acontece de uma forma que possibilita que os acadêmicos tenham ideias novas, tenham contato com profissionais que eles possam se inspirar e os alunos também irão apresentar alguns trabalhos durante essa semana, onde receberão feedbacks de pessoas de fora da universidade”, explica o coordenador do evento, professor Eduardo Lopes Marques.

A noite de abertura do evento foi marcada por duas palestras, ministradas pelo gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Possetti, e pelo diretor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim. Os palestrantes falaram com os acadêmicos sobre o conceito de “inovabilidade” – que trata de meios de inovação voltados para a sustentabilidade. “A ideia é compartilhar com os nossos ouvintes um pouquinho das experiências desses últimos anos e da jornada que a Sanepar vem trazendo de geração de valor para a sociedade. Além de tudo, esse tipo de evento é muito importante para que os estudantes consigam compreender a realidade do mundo real. É um evento de compartilhamento onde nós vamos ensinar e aprender junto com os alunos, com o objetivo de que todos nós passemos por um processo de evolução”, ressalta Gustavo Rafael Possetti.

Além de tratar sobre os conceitos de inovação e sustentabilidade e sua importância para a sociedade, os palestrantes também trouxeram para uma discussão com os acadêmicos como o economista se posiciona nesse meio e qual é o seu papel no momento de colocar em prática os ideais de sustentabilidade dentro da sociedade. “Quando você pensa em inovação, tem os economistas da inovação. Quando você pensa em sustentabilidade, tem os economistas da sustentabilidade. Então nosso foco é falar sobre como eles se juntam para criar condições e ambientes mais favoráveis para a qualidade de vida das pessoas. Um evento como esse, além de tirar os alunos da sala de aula, ele possibilita que os acadêmicos façam diversos contatos que podem ajudá-los no futuro e isso é o mais importante”, complementa o diretor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

Uma das alunas que acompanhou o primeiro dia do evento foi Emanuelli Seroiska. Para ela, é muito importante que a universidade proporcione esses eventos que aproximem os acadêmicos de profissionais da área e do mercado de trabalho. “Minhas expectativas estão bem grandes porque esse evento já promove um conhecimento da economia em si. A gente consegue ter uma visão mais abrangente do mercado na prática e não só na teoria como é na sala de aula”, explica Emanuelli.

A programação da 20ª Semana Nacional de Estudos em Ciências Econômicas continua até quinta-feira, dia 24. Nesta quarta-feira (23) é dia dos alunos apresentarem seus trabalhos. E o último dia de evento será marcado por duas palestras, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. A primeira, com o professor Hugo Carcanholo Iasco Pereira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e, em seguida, com o professor João Prates Romero, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).