Professor Aldo Nelson Bona assume a Secretaria de Estado da da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Professor Aldo Nelson Bona assume a Secretaria de Estado da da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou na segunda-feira (2)  novos nomes que vão compor a equipe de governo durante o segundo mandato, que vai até 5 de janeiro de 2027. Dentre eles está o do professor Aldo Nelson Bona, que comandará a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ele respondia pela mesma área na primeira gestão, mas como superintendente.

“Nós fizemos um trabalho no sentido de integrar cada vez mais os ativos que temos e fazer com que o trabalho em rede prevaleça, que a gente não fique multiplicando esforços e fazendo coisas desconectadas em diferentes locais, e que concentremos energias em atender às demandas e resolver as questões mais importantes”, declarou Bona.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR – Elevada ao nível de Secretaria, a pasta terá funções similares à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que já era chefiada pelo futuro secretário, o professor Bona. “Com a transformação em secretaria, a gente ganha uma estrutura mais robusta para fazer frente às nossas atribuições e, com isso, tem condições de melhorar as nossas entregas”, explica Bona, que também avalia que “quem ganha com isso é a área da ciência, tecnologia e ensino superior do estado do Paraná”.

A pasta compõe a maior rede de instituições de ensino superior do País, que recebeu R$ 11 bilhões de recursos nos últimos quatro anos e conta com cerca de 95 mil estudantes matriculados e 7.685 docentes. As universidades estaduais são rotineiramente reconhecidas em rankings nacionais e internacionais pela excelência de ensino.

Nos últimos anos, a gestão foi reconhecida pelo trabalho em prol do desenvolvimento regional, com a criação das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) ligadas às universidades, a criação do Vale do Genoma, a expansão do programa de Residência Técnica e consolidação de novos cursos em municípios que há anos pleiteavam formação gratuita qualificada.

ALDO NELSON BONA – O secretário é docente efetivo do Ensino Superior na Unicentro. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste, em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010), além de ser autor de vários livros e artigos científicos. Ocupou os cargos de reitor e vice-reitor da Unicentro, além de presidir a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Atualmente, é membro do Conselho de Governo do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e diretor regional Sul do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Com informações de seti.pr.gov.br e de blogdodoc.com.

Deixe um comentário