Unicentro promove três dias de exames preventivos dos cânceres de mamas e colo de útero
Chamar a atenção para a importância da prevenção dos cânceres de mamas e de colo de útero. Esse é o objetivo da campanha Outubro Rosa, realizada todos os anos. Para cumprir esse intuito, ao longo de todo o mês, no Brasil todo, são promovidas ações de conscientização para a necessidade da realização de exames que deveriam ser rotineiros para as mulheres, como o autoexame de mamas, a mamografia e o papanicolau.
Na Unicentro, a Unidade Escola de Enfermagem também aderiu ao Outubro Rosa e, por isso, nos dias 18, 19 e 20 estarão sendo realizados atendimentos específicos para as mulheres de toda a cidade de Guarapuava. “Serão realizados o exame clínico de mamas, a coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero e, nos casos que forem necessários, encaminhamento para a realização da mamografia. Durante a consulta de enfermagem, serão feitas todas essas avaliações e exames e ver as necessidades de encaminhamentos para outros profissionais”, elucida a professora Alexandra Madureira.
Os atendimentos ocorrerão na Unidade Escola de Enfermagem, que fica localizada no câmpus Cedeteg da Unicentro. Todas as mulheres interessados em fazer os exames, podem ligar para o telefone 3629-8187 e realizar o agendamento. “O objetivo da ação”, complementa Alexandra, “é sensibilizar as mulheres sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. No momento que nós fazemos essa campanha junto com o Outubro Rosa, que é realizado em todo o país, mais do que realizar os exames, queremos sensibilizar as mulheres sobre a promoção e prevenção”.
Encerrando a ação, na tarde de quinta-feira, 20, as professoras e estudantes do curso de Enfermagem, farão os exames preventivos nas mulheres da comunidade Assentamento Rosa. “Nós já estamos realizando algumas atividades, junto com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, nesse assentamento. Nós percebemos, as dificuldades que elas têm de ir até uma Unidade Básica de referência devido a distância da sua casa até a UBS. Então, juntamente com a comunidade, planejamos essa tarde que será de atendimento exclusivo para essa população”, explica a docente.