6.720 estudantes fazem, nesse domingo, provas do PAC Unicentro
O Programa de Avaliação Continuada da Unicentro, o PAC, é uma forma alternativa ao vestibular para os estudantes que desejam conquistar uma vaga no ensino superior público, gratuito e de qualidade. Diferente dos processos seletivos tradicionais, que contam com apenas uma prova, o PAC prevê a realização de uma prova para cada ano do Ensino Médio. Isto é, os estudantes fazem três provas e em cada uma delas são cobrados os conteúdos apenas do ano específico que estão cursando. “As provas do PAC”, detalha a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto, “constam de uma redação e 50 questões objetivas das disciplinas relativas ao ensino ministrado em cada uma das séries do Ensino Médio”.
Nesse ano, 6.720 estudantes fazem as provas do PAC, que serão realizadas nesse domingo, 09, em sete cidades da região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. “É importante verificar o ensalamento, porque temos mais de um local em cada cidade e o candidato deverá realizar as provas somente no local que consta o seu nome”, recomenda Maria. “O ensalamento já está disponível na página do PAC e também pode ser visto pelo Menu do Candidato – basta o candidato acessar com o seu protocolo/CPF e a senha, e, localizar o cartão de inscrição”.
Em todos os locais de prova, os portões serão abertos às 13h e os estudantes terão acesso aos prédios até 13h59. A partir das 14h, a entrada não será mais permitida. Já para fazer a prova, o candidato deve apresentar um documento nacional de identidade com foto e assinatura. Outro detalhe importante, segundo a coordenadora de Processos Seletivos, é que documentos on-line não são aceitos. “Nenhum candidato poderá entrar no local sem a apresentação de um documento. Pode ser a cédula de identidade, carteira de trabalho, passaporte, mas todos os documentos físicos. Aqueles que, por algum motivo, extraviaram o documento, só poderão ter acesso ao local de provas mediante a apresentação do Boletim de ocorrência Policial”, elucida Maria.
Para a realização da prova, o candidato deve portar caneta de material transparente e com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Em 2022, com a diminuição nas taxas de transmissão de Covid-19, o uso de máscara não é obrigatório. A coordenação, porém, recomenda a utilização de álcool 70% para higienização das mãos. Também será permitido que os candidatos consumam água e alimentos na sala de provas. Nesse caso, “as embalagens ou rótulos devem ser retirados”, frisa Maria.
O resultado será divulgado a partir do dia 28 de outubro.