Campanha está arrecadando brinquedos e livros infantis para o projeto Órtese e Prótese
O projeto Órtese e Prótese da Unicentro, há quase 20 anos, assiste, de modo interdisciplinar, portadores de deficiência física. O atendimento oferecido pela universidade é integral, englobando acompanhamento médico, de enfermeiros, de assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Assim, é possível atuar junto ao paciente em todas as etapas do processo – iniciando pela avaliação, passando pelo fornecimento de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção até o treinamento para o uso e adaptação a esses equipamentos, possibilitando a reinserção os pacientes na sociedade e no mercado de trabalho.
O projeto, proposto e desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem, recebe pacientes de 80 municípios paranaenses e atende a 5ª e a 6ª Regionais de Saúde do Paraná. Até o ano passado, foram realizados mais de 136 mil atendimentos a quase 9 mil pacientes de todas as idades. Agora, para que as crianças se sintam mais a vontade e seguras durante o período que passam na clínica, o projeto está fornecendo brinquedos e livros para elas e, também, montando uma brinquedoteca no espaço.
“O objetivo da nossa campanha é arrecadar brinquedos e livros infantis para serem doados às crianças que estão inseridas no serviço de reabilitação física da Unicentro, no projeto Órtese e Prótese”, conta a assistente social Vera Lúcia Borges Ferreira, idealizadora do Cantinho Sorriso de Criança. “É uma campanha”, complementa o diretor do câmpus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, “para suprir uma demanda de pacientes que ficam aguardando seu atendimento. Como a gente atende o estado todo, às vezes o paciente chega de manhã e acaba indo embora só no final da tarde”.
Além de ajudar a passar o tempo, os brinquedos e os livros também auxiliam nos processos de avaliação social e de saúde dessas crianças. “Algumas crianças ficavam ansiosas, visto que elas estão em um ambiente para avaliar a sua saúde e doença. Após que eles vem, pegam esse brinquedo e interagem, ele contribui para uma avaliação global desta criança, sem causar maiores estresses entre o atendimento e as avaliações”, detalha a assistente social.
Uma parte dos brinquedos doados permanece na brinquedoteca da Clínica de Órteses e Prótese, para que as crianças usem durante a permanência no local. A outra, elas ganham de presente e podem levar para casa. Para que a iniciativa tenha continuidade, então, é preciso que a doação desses materiais seja constante. Assim, a campanha é realizada de modo ininterrupto e os brinquedos e livros podem ser entregues tanto na direção do câmpus Cedeteg, quanto na clínica. “Todo tipo de brinquedo é muito bem vindo nessa nossa campanha de arrecadação”, finaliza o professor Ricardo.