Exposição Raízes é mais uma atração do 35. Festival de Arte Folclórica da Unicentro
A Unicentro recebe, neste mês de agosto, a exposição “Raízes” como uma das atrações do mês folclórico. A exposição reúne objetos, pinturas e poesias que retratam a cultura brasileira. “Todo ano”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira, “nós temos o Encontro de Arte Folclórica. Um dos elementos que compõem essa mostra é a exposição. Então, esse ano, a gente pensou nas raízes culturais que promovem a diversidade cultural do povo e a nossa exposição, esse ano, se chama raízes em função dessa diversidade cultural”.
Alguns dos itens da exposição, como pinturas e poemas, são do próprio acervo da universidade, feitos por profissionais que passaram pela Diretoria de Cultura. Já outros foram cedidos pelos próprios artesãos. O foco principal da exposição, relata Elizabete Lustosa, uma das organizadoras da exposição, é mostrar para a população e para os estudantes a importância da valorização do folclore e das tradições populares. “Eu acho que é importante porque tem que conhecer. Nesse ano, nós temos as raízes que são o tema. Então, é justamente isso – as pessoas conhecerem o que que nós temos aqui em guarapuava e região”.
A estudante Bárbara Horst já passou pelo Centro de Exposições do câmpus Santa Cruz para conferir a mostra. “A exposição está muito bonita, tem bastante diversidade e eu acho que é muito importante trazer um pedacinho da cultura gigantesca que o Brasil tem para dentro da universidade”. A também aluna da Unicentro Jeloísa Zolinger concorda com a avaliação de Bárbara. “Eu acho que é muito importante, porque faz parte da nossa cultura e a universidade está oferecendo isso”.
A exposição “Raízes” está montada no câmpus Santa Cruz e também no Cedeteg e pode ser conferida até o dia 31 de agosto. A visitação é aberta a toda a comunidade, de forma gratuita.