Grupo parafolclórico Frutos do Pará se apresenta na Unicentro com entrada gratuita
A Unicentro recebe, no dia dois de agosto, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará. A apresentação marca a abertura do XXXV Encontro da Arte Folclórica. “Tem como objetivo recuperar toda uma tradição que envolve a constituição cultural do nosso país. Este ano, o encontro se intitula ‘Raízes’, e nós temos uma programação durante todo o mês de agosto”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Cecília Borges Teixeira, sobre o encontro, que já é uma tradição na universidade.
A abertura do evento será no Auditório Francisco Contini, no câmpus Santa Cruz, a partir das 19h30. É a terceira vez que a universidade recebe o grupo Frutos do Pará que está completando 30 anos e conta com 50 integrantes. A apresentação deste ano, detalha o diretor da companhia, Paulo Jorge Oliveira, retrata a história do grupo. “A gente vai contar um pouco da trajetória do grupo, mostrar de onde surgimos, qual foi a proposta naquela época, e mostrar a evolução temporal do nosso trabalho – tanto em termos qualitativos como em termos quantitativos – e, principalmente, com o objetivo da preservação da nossa história cultural que é falar do folclore amazônico”.
A apresentação é aberta a toda a comunidade. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Diretoria de Cultura da Unicentro, que fica no câmpus Santa Cruz. A professora Níncia ressalta a importância de trazer a apresentação do grupo paraense para reforçar a difusão da cultura folclórica na região de abrangência da Unicentro. “É muito importante a difusão de tradições culturais do nosso país. Então, a vinda desse grupo fomenta uma das principais bases da difusão de cultura na universidade, que é propiciar o contato da arte e da cultura de diversas regiões do país no ambiente universitário”, diz.
O diretor do grupo parafolclórico também destaca as boas expectativas para a apresentação no Encontro de Arte Folclórica da universidade. “Estamos muito ansiosos, primeiro, porque é sempre uma honra levar nossa história para outros estados e outros povos. Este ano, estamos esperando que seja, de fato, um ano marcante principalmente porque vai ser mais uma oportunidade de comemorarmos nossos 30 anos e comemorar com o povo de Guarapuava será magnífico:”.
A programação completa do 35º Encontro da Arte Folclórica pode ser conferida nas redes sociais da Dirc.