Artigo de Fonoaudiologia é um dos mais citados de revista científica internacional da área de voz
Um artigo científico desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Voz da Unicentro (Gevoz), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, está entre os cinco artigos mais citados do periódico científico Journal of Voice. A publicação de língua inglesa é referência mundial na área de saúde e pesquisa da voz. O estudo ocupa a quinta posição, entre os artigos publicados pela revista desde 2018, segundo o banco de dados Scopus.
A pesquisa “Effect of Wearing a Face Mask on Vocal Self-Perception during a Pandemic” (em tradução: “Efeito do uso de máscara facial na autopercepção vocal durante a pandemia”) aborda as dificuldades de comunicação atreladas ao uso da máscara facial, equipamento de proteção indispensável na rotina de todos durante a pandemia da Covid-19. Com base em um questionário online, que teve a participação de mais de 500 voluntários, as pesquisadoras investigaram questões sobre esforço e desconforto vocal, inteligibilidade da fala, feedback auditivo e coordenação entre fala e respiração.
A professora Ana Paula Dassie-Leite, do Departamento de Fonoaudiologia e uma das pesquisadoras envolvidas, destaca que o estudo revelou um aumento na percepção de esforço vocal com o uso da máscara e de dificuldades na comunicação, como a fadiga vocal, ou seja, a sensação de desconforto e cansaço ao falar. “Um dado interessante também que nós evidenciamos na pesquisa, uma vez que ela foi realizada na época ainda em que muitas pessoas estavam trabalhando em casa, foi a de que as pessoas que estavam usando a máscara para fins ocupacionais, ou seja, àquelas que estavam usando por mais tempo, ao longo do dia de forma ininterrupta, eram as que mais tinham queixas e sintomas relacionados à voz e à comunicação”, explica a professora.
Publicado em setembro de 2020, o artigo contabiliza atualmente 38 citações em revistas científicas nacionais e internacionais. A publicação foi uma das primeiras a investigar os efeitos do uso de máscara na percepção vocal, o que, segundo a professora, “contribuiu muito para a compreensão dos especialistas sobre as questões vocais relacionadas ao uso de máscara durante a pandemia”.
O grande reconhecimento da pesquisa é motivo de orgulho para a professora Ana Paula. “Essa conquista tem uma grande importância, ela mostra que, apesar de todos os desafios que foram impostos pela pandemia, e até mesmo os desafios que nós temos para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil, é possível nós desenvolvermos trabalhos científicos de qualidade e que permitem que a gente vá caminhando e buscando a excelência, para nos tornarmos referência na nossa área”.
Participam também do estudo, as professoras Eliane Cristina Pereira e Perla do Nascimento Martins, do Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro, as professoras Roxane de Alencar Irineu e Vanessa Veis Ribeiro, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a aluna de Fonoaudiologia da UFS, Allicia Diely Nunes Santos. Já a Scopus, que oferece as métricas sobre a publicação, é um banco de dados de literaturas científicas – incluindo revistas, livros, publicações de congressos, que monitora pesquisas de diferentes áreas do conhecimento a nível global.