Unicentro vai realizar concurso para professores para o Departamento de Medicina
A Unicentro está com as inscrições abertas para concurso público destinado à contratação de professores efetivos. As 15 vagas disponibilizadas, explica o pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferras, devem atender as demandas urgentes do quadro docente do Departamento de Medicina da universidade. “Já com quatro anos do curso em andamento, a demanda por professores para as diversas áreas da formação é bastante grande. Nós precisamos de docentes para suprir essas áreas. É daí que vem a importância do concurso público aberto por meio do Edital 026/2022. Esse concurso nos permitirá dar passos significativos no sentido de consolidar um quadro docente efetivo para o Departamento, garantindo, assim, o funcionamento do curso”.
Os interessados têm até o dia 12 de maio para efetuarem a inscrição, que custa R$ 240,00. Contudo, pontua o diretor de concursos e avaliações da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva, existem grupos que têm direito ao pedido de isenção do pagamento da taxa, conforme regulamentação. “São três possibilidades de pedido de isenção de pagamento de taxa de inscrição: por meio do Cadastro Único do Governo Federal; aqueles prestadores de serviço eleitoral; ou doadores de sangue e medula”.
O processo de inscrição é composto por duas etapas. A primeira delas é o preenchimento de um formulário online. A segunda, é o pagamento do boleto e a postagem da documentação exigida via protocolo digital. Já o processo de seleção tem três etapas. “A prova escrita, a prova didática e a prova de títulos. A prova escrita é eliminatória, assim como a sua leitura pública. A prova didática também é eliminatória e, a prova de títulos, é classificatória”, explica Manoel.
A prova escrita, de acordo com o edital de abertura do concurso, está prevista para o dia 25 de maio. Serão aprovados os candidatos que obtiverem, pelo menos, 6,0 pontos. É importante lembrar que a leitura pública é obrigatória. Já a prova didática deve ser aplicada no dia 27 de maio. “A prova de títulos”, complementa Manoel, “será aplicada aos candidatos que obtiveram uma média entre a prova escrita e a prova didática igual ou superior a 7,0. Esses candidatos terão os títulos avaliados pela banca examinadora”.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca que as vagas foram divididas de forma a atender as especificidades da formação dos acadêmicos de Medicina. “Teremos 15 vagas, divididas em 12 diferentes áreas, de diferentes especialidades da Medicina. Isso se faz necessário em função das especificidades das áreas. Estamos solicitando os especialistas em cada uma dessas 12 áreas para que os estudantes tenham sua formação e suas atividades práticas com o profissional especialista daquela área”.
O pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferras, ainda ressalta que a abertura do concurso público foi possível mediante aprovação do Conselho Universitário e autorização governamental, por meio de um decreto regulamentador editado no mês de abril. Ele também projeta que, em breve, novas vagas serão abertas e destinadas a outros cursos da universidade. “É importante destacar que nós temos uma série de outras demandas em vários departamentos da universidade que nós pretendemos, em um futuro muito breve, abrir um novo edital visando atender os outros departamentos, que também têm demandas importantes”.
Os resultados do Concurso Público serão publicados no dia primeiro de junho. Todas as informações sobre o processo, as vagas disponíveis e os requisitos para concorrer a cada uma delas também podem ser conferidos no edital, disponível na página www.unicentro.br/concursos. A Diretoria de Concursos também disponibiliza três canais voltados a esclarecer dúvidas dos candidatos – os telefones 42 3621-1084 ou 42 3621-1047, o e-mail dircoav@unicentro.br.