Prorrogadas as inscrições para Residência Técnica em Gestão de Ambientes de Inovação
As inscrições para a seleção de bolsistas do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Gapi) foram prorrogadas até 11 de abril. São 37 vagas disponíveis para residentes do programa que é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do programa.
A seleção amplia a oportunidade para bolsistas ingressarem na residência técnica. Além das 18 vagas remanescentes do edital antigo, o novo edital prevê 19 novas vagas. No total serão 45 residentes. Oito vagas já estão preenchidas. Para concorrer é necessário que os candidatos tenham concluído o curso de graduação há no máximo três anos, em uma das oito áreas contempladas pelo edital: administração, ciências econômicas, ciências contábeis, direito, tecnologia da informação, comunicação social, engenharia da produção, arquitetura, engenharia civil e gestão pública.
Além da gratuidade no curso de especialização, os residentes técnicos recebem auxílio para o transporte e bolsa-auxílio, no valor de R$ 2.375,00 mensais, de acordo com o reajuste de 25% autorizado pelo Governo do Estado para todas as bolsas concedidas para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais recém-formados, que atuam no âmbito da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Estado.
“O curso em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação e a residência técnica vão capacitar profissionais a atuarem como gestores de ambientes de inovação, visando ampliar e aprofundar conhecimentos de liderança do processo estratégico”, afirma a coordenadora administrativa do programa na Unicentro, professora Sandra Mara de Andrade. “O curso e a residência vão, também, habilitar os profissionais ao uso de ferramentas e métodos estratégicos na concepção de processos de inovação gerando impacto positivo na competitividade dos negócios e na vida da população”, diz ela.
O curso de especialização será realizado no período de maio de 2022 a maio de 2024, com carga horária total de 360 horas. Além da especialização, os aprovados desenvolverão seis horas por dia de atividades práticas, de segunda a sexta-feira. As vagas são para atuação na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado da Fazenda, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento, Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e para os Núcleos de Inovação Tecnológica vinculados às universidades estaduais de Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar).