Resultados da Residência Multiprofissional em Saúde da Família são apresentados em evento
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família da Unicentro teve seu início em 2016 e, desde então, vem qualificando profissionais de diversas áreas da saúde. Na última semana, o programa promoveu o I Encontro da Residência Multiprofissional, reunindo professores, profissionais e novos alunos do programa.
A coordenadora do programa, professora Cíntia Raquel Bim Quartiero, explica que o evento buscou divulgar as diversas ações promovidas pelos residentes de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, que participam do programa e que prestam apoio a algumas das unidades básicas de saúde do município. “A intenção é divulgar o trabalho que a gente vem realizando ao longo desses últimos anos, que consideramos ser de grande impacto para a população assistida pelas equipes dos residentes para a melhoria da qualidade de saúde e de vida”.
Além disso, a coordenadora destaca que, nesse primeiro encontro, foram apresentados os relatórios de produção dos residentes que estão concluindo a formação no programa, revelando os números dos serviços prestados na atenção primária, foco principal do programa. “Esse primeiro encontro pretende apresentar o relatório de produção dos residentes concluintes a respeito dos dois anos de trabalho que desenvolveram nas unidades de saúde do Planalto e do Xarquinho. No segundo dia, ações voltadas para oito novos residentes que começam o ciclo agora em março e, também, aos docentes com discussões a respeito das legislações internas da Unicentro e as legislações do programa relativas ao Ministério da Saúde, que é quem financia as bolsas do programa”, detalha.
A Nilciane Taques é nutricionista e, neste ano, concluiu sua participação no programa de residência. Ela destaca a importância do evento para uma troca de saberes e experiências entre os residentes. “Esse evento para nós, profissionais, será importante pela troca de experiência e também de conhecimento dos demais territórios em que o Programa de Residência Multiprofissional está inserido. Como cada equipe está desenvolvendo suas atividades no seu território, quais as dificuldades, quais as alternativas que estão sendo pensadas para que essas dificuldades sejam minimizadas. Então, é uma troca muito importante”, afirma a residente.