Últimos dias para estudantes solicitarem auxílio alimentação
A Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, está com inscrições abertas, até dia 11 de março, para a seleção dos estudantes que receberão auxílio alimentação. O benefício é destinado exclusivamente para estudantes regularmente matriculados em cursos ofertados no campus Cedeteg e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O benefício “tem como finalidade selecionar estudantes da Unicentro em situação de vulnerabilidade socioeconômica para distribuição de auxílio alimentação previsto no Programa de Assistência Estudantil. Esse auxílio visa contribuir com as despesas decorrentes dos estudantes, exceto nos feriados, recessos e dias não letivos. A concessão do auxílio alimentação será na forma de vale refeição nominal, almoço e jantar, de segunda a sexta-feira, devendo ser usado exclusivamente pelo estudante bolsista e não é válido para lanche ou qualquer outro tipo de consumo”, completa a chefe da Divisão de Apoio ao Estudante, Marília Araújo Cavalcante.
Nesse primeiro momento, serão ofertadas 20 auxílios alimentação. Para se candidatar, o interessado deve atender alguns pré-requisitos, como renda familiar de até um salário mínimo por pessoa, não receber nenhum tipo de bolsa, ter frequência igual ou superior a 75% nas aulas, cursar a primeira graduação e possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. “A seleção será realizada por meio da análise da documentação completa solicitada no edital e da análise do perfil socioeconômico. Os candidatos serão classificados em uma lista única, por ordem decrescente do índice de vulnerabilidade socioeconômica, com base na soma indicada no anexo 3 do edital. Em caso de empate serão considerados para desempate ter ingressado pelo sistema de cotas de renda, análise de renda tendo prioridades estudantes cadastrados no CadÚnico e que recebam benefícios assistenciais, alunos de cursos integrais e a maior distância entre a residência atual e a Unicentro”, detalha Marília.
A coordenadora geral da Coorae, professora Maria Regiane Trincaus, destaca que a distribuição do auxílio pode ser um fator importante para que muitos estudantes possam permanecer no ensino superior. “Nós recebemos muitos estudantes com situações socioeconômicas baixas. Então, esse tipo de auxílio alimentação acaba ajudando esses estudantes na redução dos seus custos para se manter na universidade e acaba sendo um estímulo para que eles não desistam de seus cursos”.
Visão compartilhada pelo diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara. “Essas 20 refeições, apesar de serem poucas, a gente sabe que vão ajudar 20 alunos a se manterem na universidade, no curso, pelo menos considerando a alimentação. Com isso é muito importante que a universidade consiga correr atrás de cada vez mais auxílio desse tipo para conseguir manter mais alunos aqui nos nossos cursos”.
As inscrições são feitas de forma online. Todas as informações estão descritas em edital que pode ser acessado na página da Coorae, no site da Unicentro.