Campanha de Natal 2021 é lançada no campus Santa Cruz
As festas de final de ano estão se aproximando e, com elas, a retomada das ações solidárias. Exemplo disso é o início da tradicional Campanha de Natal da Unicentro que, no ano passado por conta da pandemia de covid-19, não foi realizada. Agora, com o avanço da vacinação em Guarapuava, foi possível reunir novamente a comunidade universitária em prol de ajudar o próximo. “Esse gesto, essa ideia e momento servem para ajudar as pessoas, ajudar as famílias e, também, nos ajudar. É uma esperança tanto para nós, funcionários públicos, quanto para as crianças e as famílias que vão receber a doação. É a esperança de que possamos voltar à normalidade”, destaca o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.
Neste ano, a campanha organizada pelas direções dos campi Santa Cruz e Cedeteg, em parceria com a reitoria e a pró-reitoria de extensão e cultura da universidade vai atender os filhos e filhas dos funcionários das empresas de conservação e limpeza que atendem as duas unidades universitárias e, também, 123 crianças matriculadas no Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro Jardim das Américas. O CEU das Artes, explica a coordenadora Ana Paula Moliane, “é um projeto federal mantido pela Prefeitura Municipal. Ele foi colocado, propositalmente, em uma área de vulnerabilidade social mas, aqui na nossa Prefeitura, optamos por não deixá-lo exclusivamente entre as pessoas de vulnerabilidade social, mas trazer a inclusão delas”.
Essa é a primeira vez que a campanha de Natal da Unicentro destina as arrecadações ao projeto. Do total de crianças, 61 serão apadrinhadas pelos servidores do campus Santa Cruz. Cada uma delas receberá uma caixa de bombom; um pacote de bolacha; e um brinquedo. “A alegria das crianças ao receber esse mimo é indescritível. É só estando lá para ver a ansiedade que eles ficam, a expectativa que eles criam de saber que terá esse agrado para eles. Nós já temos essa parceria de visita dos professores, de ter esse contato com as crianças e as famílias e isso é inexplicável. O que vocês estão fazendo nesse momento é muito grande, mas quero que saibam que já fizeram muito estando lá e participando porque mais importante que o presente é a presença’, completa Ana Paula.
A professora Christine Vargas, diretora do campus Santa Cruz, afirma que, para a universidade, poder realizar novamente a Campanha de Natal é motivo de alegria. “É uma retomada com esperança, tanto que vemos todos os nossos colegas juntos, solidários a essa ação que sempre marcou a Unicentro. Essa ação, além de fazermos o bem, retoma um laço da nossa comunidade, daquilo que sempre fomos, mas com um sentido maior, num sentido de que podemos enfrentar e superar qualquer adversidade. Isso é Unicentro”.
A comunidade universitária pode participar da campanha de forma individual ou coletiva. Helissa Gonçalves foi uma das primeiras a apadrinhar uma criança. “Eu acredito que, às vezes, podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa com uma coisa que, para nós, pode parecer tão pouco, mas que pode, realmente, mudar uma situação, mudar a esperança de uma pessoa, ainda mais nesse momento em que estamos. Eu acho que um pouquinho que cada um se doe, podemos fazer do mundo um lugar bem melhor”.
Os kits deverão ser entregues na secretaria da Reitoria e na Direção do Campus Santa Cruz até o dia 13 de dezembro. As crianças do Centro de Artes e Esportes Unificados receberão os presentes no dia seguinte.