Semana Acadêmica de Fisioterapia é retomada por iniciativa dos estudantes
A prática da Fisioterapia não se aprende apenas na teoria. São necessários conhecimentos e experiências práticas de atendimento ao paciente para que se forme um profissional habilitado. Aqui na Unicentro, o curso de Fisioterapia, que iniciou suas atividades no ano 2000, valoriza esse modelo de ensino e, agora, conta com mais um instrumento pedagógico. É a Semana Acadêmica de Fisioterapia, que volta a agenda do curso e, pela primeira vez, organizada pelos alunos, através do Centro Acadêmico, com a liderança da estudante Isadora Bortolazzi. “Estamos conseguindo tudo isso, porque nós temos uma equipe muito grande, temos todos os nossos diretores, os nossos secretários. Então, nós somos em 12 e essas 12 pessoas vem trabalhando muito para que tudo desse certo. Então, para nós, está sendo bastante satisfatório a gente aprender, trabalhar em equipe e gerir tudo que está acontecendo”.
Conhecimento do mercado de trabalho, das rotinas e das práticas de um fisioterapeuta em suas várias áreas de atuação. Temas presentes em cada um das palestras, como a ministrada por Cintia Teixeira Rossato Mora, que é especialista na área de fisioterapia respiratória. “Na verdade, a gente sabe que vai ter de vários períodos de alunos, e eles já vão ter uma noção de como que funciona o ambiente hospitalar, e como que a gente pode estar fazendo esses atendimentos, o que a gente pode utilizar de equipamentos pra tentar melhorar a qualidade dos atendimentos, e com isso diminuir custo, melhor a rotatividade dos pacientes, melhor nosso atendimento como fisioterapeuta”, avalia.
Outras áreas de atuação do fisioterapeuta – como a dermatofuncional e a traumato-ortopédica -, além da gestão de clínicas, também foram temas abordados pela Semana Acadêmica. Segundo a vice-chefe do Departamento de Fisioterapia, professora Eliane Fonseca, ver os acadêmicos engajados no objetivo de conhecer mais da profissão é gratificante. “Uma iniciativa dos próprios alunos de criar, de querer mostrar mais a Fisioterapia para todos os anos, desde o primeiro; incentivar os outros alunos. Surgiu essa ideia do Centro Acadêmico, o Departamento apoiou e foi totalmente iniciativa deles. Eu acho que, para os alunos, para o Departamento, isso tem uma grande importância”, comemora.
As oportunidades profissionais e as dicas de quem já está em campo fizeram a diferença para quem está começando a trilhar o próprio caminho. É o caso da Andressa Panegalli Hosni. A acadêmica do quinto ano de Fisioterapia aproveitou as dicas sobre a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar. “A Semana Acadêmica vem tanto para agregar ao aluno que ainda não está na parte prática como para nós que já estamos na parte prática. Nesse caso, ela agrega ainda mais”.
Lucia Lebioda também aproveitou as atividades da Semana Acadêmica. “A programação está excelente, aborda vários temas e várias áreas de atuação. Isso proporciona uma visão ampla sobre a nossa profissão. A Semana está se mostrando muito benéfica porque, além de trazer muito conhecimento, traz um diferencial para a nossa formação e futura atuação profissional”, avalia.
Opinião compartilhada pelo professor Fábio Hernandes, diretor do campus Cedeteg. “Esta Semana vem resgatar esse contato do nosso curso com os profissionais da área. Também vale destacar aí essa importante atuação do Centro Acadêmico porque eles foram os organizadores deste evento. Então, por conta, eles se organizaram, eles fizeram os convites, eles arrecadaram fundos e lutaram. Então, hoje é um momento muito especial”, conclui.