Três trabalhos de Jornalismo da Unicentro ganham o Expocom Sul 2018

Mais uma vez a produção laboratorial dos estudantes do curso de Jornalismo da Unicentro teve sua qualidade reconhecida. Três trabalhos produzidos por alunos da Universidade foram considerados os melhores em suas categorias no Expocom Sul, prêmio destinado aos trabalhos laboratoriais produzidos por estudantes de graduação em Comunicação Social.

Laura Rodrigues, uma das ganhadoras do Expocom Sul 2018, na categoria “Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo” (Foto: Ariane Pereira)

Na categoria “Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo” o trabalho vencedor foi “Agroecologia: Vozes do Campo”, de autoria das estudantes do terceiro ano Laura Rodrigues e Renatha Giordani. Para Laura, o reconhecimento é importante sobretudo em virtude do assunto abordado. “A gente tem essa obrigação de levar assuntos que sejam de interesse para a comunidade, enquanto acadêmicos de uma universidade pública, a gente sempre bate nessa tecla. A gente se sente, como graduanda, muito feliz de poder devolver, nem que seja um pouquinho, para essa comunidade”, afirma.

Já o professor que orientou o trabalho, Gilson Boschiero, destaca que produtos jornalísticos como esse refletem sintonia com o que vem sendo exigido pelo mercado de trabalho. “A gente reproduz aqui um pouco daquilo que acontece do lado de fora, no mercado de trabalho. E o fato de elas terem tido esse reconhecimento, terem vencido, nos coloca numa posição de que nós estamos muito alinhados e próximos do mercado de trabalho”.

Outra aluna da Unicentro premiada foi Mayara Maier. A acadêmica cursa o segundo ano e venceu na categoria “Documentário jornalístico e grande-reportagem em áudio e rádio” com o trabalho “Pedofilia: a inocência roubada”. O produto, que surgiu a partir de uma inquietação da estudante, é relevante por dar visibilidade ao tema abordado. “A gente não só dá a voz, a gente dá o lugar de fala para que esses temas sejam discutidos e estejam sempre em pauta porque é só assim que a gente vai conscientizar as pessoas”, acredita.

Mayara Maier venceu numa das categorias com o documentário em áudio “Pedofilia: a inocência roubada” (Foto: Ariane Pereira)

A orientadora do projeto, professora Layse Nascimento, avalia que participar do Expocom Sul é uma maneira de incentivar os alunos a confeccionarem produtos jornalísticos voltados a temas de relevância social. Além disso, para ela, é uma forma de despertar o ponto de vista crítico nesses futuros profissionais. “A gente tem várias temáticas muito relevantes e que precisam ser discutidas. Aí, o aluno ter essa visão, essa crítica e buscar esses temas e não ter medo deles, explorá-los e ter uma produção no final radiofônica, isso é fantástico”, comemora.

O terceiro trabalho ganhador foi o “Literatube”, premiado na categoria “Produção Laboratorial em TV”. O produto foi criado pelos recém-formados Caroline Albertini, Diego Canci, Fernanda Motter e Jeovana Wilke, sob a orientação da professora Ariane Pereira. Desenvolvido na disciplina de Projetos Experimentais em Jornalismo, essa é a segunda vez que o trabalho é premiado. Em maio o “Literatube” venceu o “Sangue Novo”, prêmio anualmente promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

Caroline Albertini, egressa do curso de Jornalismo da Unicentro, acredita que a premiação é um reconhecimento pela dedicação empenhada no desenvolvimento do projeto. “Foi algo que a gente se dedicou durante quase um semestre. Depois de pronto, gostamos muito do resultado. Ficamos orgulhosos. E receber o prêmio vem coroar o trabalho que foi feito, vem mostrar para a gente que estávamos e estamos no caminho certo para fazer um Jornalismo de qualidade”.

O Expocom Sul é o segundo prêmio conquistado pelo projeto Literatube (Foto: Ariane Pereira)

A orientadora do trabalho, professora Ariane Pereira, vê na premiação uma forma de avaliar o que vem sendo desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Unicentro. “No caso de um prêmio como o Expocon, que valoriza a produção laboratorial das universidades, dos cursos de comunicação, esse reconhecimento diz respeito ao que o aluno faz e também ao que os professores e os cursos estão fazendo. Desse modo, todo prêmio é uma resposta de que o curso está no caminho certo e o trabalho dos professores e dos alunos também”, reitera.

Depois da fase regional, os produtos premiados seguem para a etapa nacional do Expocom, que será realizada no mês de setembro, na cidade de Joinville.  Lá, os ganhadores da Unicentro competem com os trabalhos vencedores das regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país.