Inscrições para os cursos do programa Paraná Fala Inglês estão abertas

A acadêmica de Matemática Thayná Schleider de Matos passará três semanas no Canadá, fazendo um curso extensivo de aprimoramento da língua inglesa. O intercâmbio foi possibilitado pela sua participação nas aulas de inglês ofertadas pelo programa Paraná Fala Inglês (PFI), na Unicentro. “Foi muito bom para mim porque eu pude revisar algumas coisas que eu já sabia, outras eu aprendi. Agregou muito ao meu conhecimento sobre a língua e deu uma base melhor em relação a isso”, afirma.

A formação em língua inglesa visando impulsionar a internacionalização das universidades estaduais paranaenses é o objetivo principal do PFI. Desde 2014, o programa vem ajudando a formar estudantes, professores e funcionários. No início, o objetivo era preparar para o exame de proficiência internacional em língua inglesa. Porém, nos últimos anos, o propósito foi ampliado. “A proposta, após quatro anos, é muito mais audaciosa, é preparar os participantes do PFI também para potencializar as publicações em revistas e periódicos internacionais e participar de projetos conjuntos com universidades e instituições no exterior”, conta a professora e coordenadora do programa Paraná Fala Inglês, Neide Garcia Pinheiro.

Apesar da ampliação dos objetivos, Neide ressalta que a preocupação com a qualidade de ensino segue sendo o ponto principal a guiar o PFI. “Não é somente um curso de línguas. É um local também para capacitação da própria equipe”, afirma. Assim, as avaliações e as reformulações são constantes. Para este segundo semestre, por exemplo, os cursos foram remodelados a partir do estabelecimento de importantes parcerias internacionais, como com as firmadas com a Languages Canada e com a SmrtEnglish.

Na Unicentro, o Paraná Fala Inglês ofertará os cursos “Nível Básico”, para quem tem poucos conhecimentos da língua; “Fins Acadêmicos”, que tem enfoque em leituras de periódicos e artigos em inglês; “Pré-intermediário” e “Intermediário”, para quem necessita desenvolver habilidades em compreensão e produção da fala e escrita; e, por fim, o curso “Preparatório para o Toefl”, que é o teste de proficiência em língua estrangeira, ideal para quem já tem fluência intermediária ou avançada no idioma.

O aluno de Jornalismo Matheus Buongermino, por exemplo, quer alçar novos voos. Ele vai se inscrever na modalidade avançada de preparatório para o Toefl. “Pode ajudar muito no currículo, na vivência porque pode fazer com que você faça cursos fora do país, ter uma graduação fora do país, ganhar novas experiências, mais prática e mais fluência na língua”, diz.

Os cursos ofertados pelo PFI são gratuitos e abertos a toda comunidade acadêmica da Unicentro. O único investimento é a aquisição do material. Os interessados têm até o dia dois de agosto para se inscreverem no PFI, apenas pelo site do programa.